Três deputados federais devem concorrer à presidência da Câmara neste sábado (1º). A votação está marcada para começar a partir de 16h (de Brasília). O mandato é para o biênio 2025/2026. Hugo Motta (Republicanos-PB) tem apoio de quase todos os partidos. Apenas as bancadas do PSOL e do Novo não declararam apoio ao deputado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) também devem disputar o comando da Casa. O prazo para o registro das candidaturas é até 13h30 deste sábado.
Leia também |Camilo Santana se afasta do MEC temporariamente para eleição no Senado
Motta reúne apoio, além do próprio Republicanos, de 17 partidos (Avante, Cidadania, MDB, PC do B, PDT, PL, Podemos, PP, PRD, PSB, PSD, PSDB, PT, PV, União Brasil, Rede e Solidariedade). Juntas as bancadas somam 495 deputados, mas o apoio formal das siglas não garante os votos de todos os integrantes, já que a votação é secreta. O Partido Novo, com quatro deputados, e o PSOL, com 13 integrantes, não apoiaram Motta.
Antes da eleição, os deputados deverão formalizar a formação dos blocos parlamentares, que servirá de base para a distribuição dos cargos na Mesa Diretora. Quanto maior o bloco, mais cargos o grupo têm direito na Mesa.
O acordo sobre os nomes indicados de cada partido deve ser concluído na reunião de líderes prevista para às 11h.
Os deputados devem registrar 11 votos na cabine eletrônica para: presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. A votação é secreta. Para serem eleitos em primeiro turno de votação, os candidatos precisam receber 257 votos (maioria absoluta).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<