NA CASA ALTA

Eleição para presidente do Senado ocorre neste sábado; confira nomes na disputa

Davi Alcolumbre (União-AP) é o favorito na disputa

Compartilhe:
1 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

A eleição para definir o novo presidente do Senado está marcada para este sábado (1°). Pela manhã, a partir das 10h, os senadores escolhem o novo comando da Casa. O favorito entre os senadores é Davi Alcolumbre (União-AP), que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. Ele tem o apoio de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente do Senado que chegou ao cargo em 2021 e foi reeleito com o endosso de Alcolumbre.

Eleição para presidente do Senado ocorre neste sábado; confira nomes na disputa
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

O senador tem o apoio de oito partidos (MDB, Republicanos, PT, PL, PSB, PDT, PSD e PP), além do próprio União Brasil. Apenas o Novo e o PSDB não embarcaram formalmente na campanha do político. No caso do Podemos, três senadores da legenda anunciaram endosso a Alcolumbre, mas a sigla teve um racha com dois outros integrantes anunciando candidaturas próprias.

Leia também |Camilo Santana se afasta do MEC temporariamente para eleição no Senado

Outros senadores também anunciaram candidaturas avulsas São eles: Eduardo Girão (CE), único representante do Novo na Casa; Marcos Pontes (PL-SP), mesmo sem o apoio da sua bancada e sob críticas de Jair Bolsonaro (PL); e os senadores do Podemos Marcos do Val (ES) e Soraya Thronicke (MS).

Após a escolha do novo presidente, será realizada a votação dos demais integrantes da Mesa Diretora: os dois vice-presidentes, os quatro secretários e os quatro suplentes.

Eleição para presidente do Senado

Após os discursos, será iniciada a votação por escrutínio secreto, quando houver mais de um candidato, ou por meio sistema eletrônico de votação, em caso de candidatura única.

Quando houver duas ou mais candidaturas, a escolha será feita por meio de cédula única que conterá os nomes dos candidatos em ordem alfabética, com espaço para a sinalização e escolha de um único candidato pelos senadores votantes.

As cédulas serão rubricadas pelo presidente e pelo primeiro vice-presidente. Os senadores serão chamados à cabine de votação pela ordem de criação das unidades federativas. Em seguida, o votante deverá depositar o envelope com a cédula na urna localizada na Mesa, onde também assinará a lista de votação. Os votos serão apurados pelo presidente, auxiliado pelo terceiro e pelo quarto-secretário da Mesa anterior, com supervisão de senador escrutinador.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.