Ícone do site Portal GCMAIS

Fim de semana é marcado por começo da quadra chuvosa; confira previsão do tempo

Estação chuvosa começa neste sábado (1º) no Ceará

Foto: Reprodução

Neste sábado (1º) começa a quadra chuvosa no Ceará. São três meses em que o estado recebe o maior volume de chuvas: fevereiro, março e abril. De acordo com prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) no dia 22 de janeiro, o Ceará tem, para o período de três meses, 45% de probabilidade de precipitações dentro da normalidade, 35% abaixo dela e ainda 20% acima da média.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Já neste primeiro fim de semana da estação chuvosa, a Funceme prevê variação de nebulosidade, com maior chance de chuva no sábado. No domingo (2), a tendência é de um tempo mais seco.

Leia também |Camilo Santana se afasta do MEC temporariamente para eleição no Senado

O estudo elaborado pela Funceme leva em consideração os campos atmosféricos e oceânicos, além dos resultados de modelos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de Meteorologia do Brasil, incluindo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, uma série de estudos é feita para se chegar ao prognóstico.

Publicidade

“Para chegar a este resultado, o principal fator foi o aquecimento do Atlântico Tropical. E aí nós percebemos que tem um aquecimento na zona equatorial do Atlântico, mas também no Atlântico Norte. A categoria abaixo da normalidade no centro-sul leva em consideração o aquecimento do equatorial e atlântico norte tropical”, explica.

Dezembro e janeiro

A chamada pré-estação ocorre em dezembro de um ano e janeiro do ano seguinte, e as precipitações nesse período foram acima da normalidade, que é de 136 milímetros.

É importante lembrar que as chuvas deste período de pré-estação não têm relação com a quadra chuvosa, pois os sistemas que atuam são particulares dela mesma.

“Antes do dia 15, nós estávamos com cerca de 70% abaixo da média para o mês de janeiro. Em um único dia, no dia 15, nós tivemos um evento que resultou em 62,2 milímetros de média para todo o estado do Ceará. Isso levou o estado do Ceará, o acumulado de chuvas para janeiro, para cerca de 13, 14% acima da média do mês, que é em torno de 98 milímetros”, explica Martins.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile