O Papa Francisco tropeçou ao entrar no auditório do Vaticano para uma audiência neste sábado (1º), após a alça de sua bengala quebrar. O pontífice, de 88 anos, não se feriu, mas precisou de ajuda para se sentar na cadeira no palco. Francisco tem dificuldades de mobilidade e frequentemente utiliza cadeira de rodas devido a problemas nos joelhos.
Nos últimos dois meses, o Papa sofreu duas quedas. Em dezembro, bateu o queixo na mesa de cabeceira, o que lhe causou um hematoma. Já no início de janeiro, caiu novamente, machucando o braço direito e precisando usar uma tipoia como precaução.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A saúde de Francisco é um tema de constante atenção no Vaticano. No ano passado, o pontífice afirmou que uma eventual renúncia ao comando da Igreja Católica era uma “hipótese distante”. Em março, declarou: “Esta é uma hipótese distante, porque não tenho razões suficientemente sérias para me fazer pensar em desistir”.
Papa Francisco tropeça em audiência no Vaticano
O último pontífice a renunciar foi Bento XVI, que quebrou uma tradição de 600 anos ao deixar o cargo em 2013. Assessores de Bento atribuíram a decisão a uma queda noturna durante uma viagem ao México em 2012, que o levou a concluir que não conseguiria acompanhar as exigências do papado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Apesar das recentes complicações de saúde, Francisco reforçou, em sua autobiografia “Hope”, lançada este mês, que nunca considerou renunciar, mesmo após ter passado por uma grande cirurgia intestinal.
Leia também | Novo salário mínimo entra em vigor neste sábado (1º) e impacta benefícios sociais
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<