O Ceará segue com um início de semana marcado por tempo estável, conforme as previsões meteorológicas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Dados parciais do calendário de chuvas indicam que, entre as 7 horas de domingo e segunda-feira, 32 municípios cearenses registraram precipitações, com destaque para o município de Coreaú, na macrorregião da Ibiapaba, que acumulou o maior volume de chuva, com 20 mm. O estado deve ter chuvas isoladas na faixa litorânea.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Para esta segunda-feira (3), o cenário de tempo firme deve predominar em todo o estado. De acordo com Lucas Fumagalli, meteorologista da Funceme, no entanto, há previsão de chuvas isoladas, que podem ocorrer no período da tarde no litoral norte e na Ibiapaba. Já à noite, as precipitações podem se intensificar no Cariri. “Apesar do tempo estável, o céu pode apresentar variações, com possibilidade de chuvas isoladas principalmente nas áreas mais próximas do litoral”, afirmou Fumagalli.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na terça-feira (4), a previsão é de um dia parcialmente nublado, com poucas nuvens, mas com a possibilidade de chuvas isoladas, que devem ocorrer principalmente nas áreas litorâneas. A Funceme alerta que as precipitações podem ser mais significativas entre a madrugada e o início da manhã, com aumento da nebulosidade ao longo do dia, especialmente na parte leste do estado. Nesse cenário, chuvas devem ser mais intensas à noite, atingindo principalmente a faixa litorânea.
Ceará deve ter chuvas isoladas na faixa litorânea neste começo de semana
Para quarta-feira (5), o cenário deve se intensificar. As chuvas devem se espalhar para diversas áreas do estado, com maior concentração na faixa litorânea pela manhã e no interior do Ceará à tarde. A previsão aponta que a instabilidade meteorológica deve avançar, trazendo chuvas mais generalizadas para o estado.
Essas chuvas são causadas pela passagem de um vórtice ciclônico de altos níveis, que atualmente está no leste da região Nordeste, mas que deve se deslocar pelo interior da região, atingindo a Bahia. Esse fenômeno favorece a formação de áreas de instabilidade, atingindo também o Ceará. Além disso, a aproximação da Zona de Convergência Intertropical, que se encontra mais próxima do Equador, deve intensificar as chuvas no litoral do estado entre terça e quarta-feira.
Em resumo, o Ceará continuará com predominância de tempo estável, mas a partir de terça-feira, a expectativa é de chuvas isoladas, especialmente no litoral e nas áreas do interior mais próximas à zona de instabilidade.
Leia também | “Fortaleza deixará de ser uma cidade caloteira”, diz Evandro