O Ceará registrou, em janeiro de 2025, uma média de chuvas de 193,2 milímetros, equivalente a quase o dobro da média histórica para o mês. Os dados são divulgados a partir do monitoramento feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Conforme os dados, o normal esperado para o período é de 99,8 mm, na média de chuvas para o mês, e janeiro de 2025 registrou 193,2 mm, equivalente a 93,6% a mais do que isso. Trata-se do janeiro mais chuvoso no estado desde 2011, quando foi registrada uma média de 213,3 mm.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O mês de janeiro integra a pré-estação, com a quadra chuvosa tendo iniciado no último sábado (1º), com o começo do mês de fevereiro. Ela se estende até o mês de maio.
Ceará registra em janeiro de 2025 quase o dobro da média histórica de chuvas para o mês
Os levantamentos da Funceme apontam que o prognóstico para a quadra chuvosa no Ceará é de 45% de chances de chuvas dentro da média para o período. A perspectiva é de que as precipitações se concentrem na região noroeste do estado.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Para além disso, há condições de existência do fenômeno La Niña. Esse fenômeno meteorológico, que diz respeito às temperaturas dos oceanos, é historicamente associado a boas chuvas no estado. O relatório da Fundação destaca que as condições são observadas no oceano Pacífico equatorial central, mesmo que ainda não haja oficialmente declaração de órgãos de meteorologia internacionais sobre essa incidência.
Leia também | Funceme aponta condições de La Niña em 2025, fenômeno que indica aumento de chuvas no Ceará