O passe livre estudantil de Fortaleza voltou a funcionar para os alunos das faculdades privadas nesta segunda-feira (3), após o final do período de férias. O grupo foi o último a retomar o benefício, que já estava funcionando para a rede de ensino fundamental, médio e técnico desde o dia 20 de janeiro.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O calendário de funcionamento do passe livre estudantil foi alinhado ao cronograma letivo das instituições de ensino, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Os alunos das universidades públicas foram os únicos que não tiveram o benefício bloqueado durante o período de dezembro e janeiro, devido à alteração no calendário das instituições causada pela greve em 2024.
Durante a suspensão do passe livre, os discentes tiveram de pagar a tarifa estudantil, no valor de R$ 1,50, para utilizar o transporte público na capital.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Passe livre estudantil
O passe livre estudantil é um benefício fornecido aos estudantes de Fortaleza pela prefeitura do município. O benefício é concedido a todos os alunos das redes de ensino, seja pública e privada, nos âmbitos municipal, estadual e federal, bem como sem distinção de níveis escolares, critérios socioeconômicos ou outros fatores limitantes de público.
Os estudantes recebem diariamente, por meio do benefício, duas passagens de ônibus gratuitas. Em 2024, quase 22 milhões de passagens foram pagas com o benefício do Passe Livre estudantil.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Solicitação das carteiras estudantis
O processo de solicitações da carteira de estudante de 2025 já foi iniciado desde o dia 02 de janeiro, tendo em vista que a carteira de 2024 é válida somente até abril de 2025. Para continuar usufruindo do Passe Livre, os estudantes devem solicitar um novo documento. Os pedidos podem ser feitos de forma on-line por meio da plataforma Identidade Estudantil ou por meio de atendimento presencial, mediante agendamento prévio no site da Etufor.
Leia também | Grammy 2025: Milton Nascimento perde prêmio para Samara Joy, que derrotou Anitta em 2023