Ícone do site Portal GCMAIS

Quaest: Lula lidera disputa presidencial para 2026 e derrota todos no 2º turno

Quaest: Lula lidera disputa presidencial para 2026 e derrota todos no 2º turno

Foto: Ricardo Stuckert / PR

A pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (3) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as projeções para as eleições presidenciais de 2026 e venceria todos os possíveis adversários em um eventual segundo turno. O levantamento, primeiro do ano sobre o pleito, entrevistou 4,5 mil pessoas em 250 municípios entre 21 e 23 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, com intervalo de confiança de 95%.

Nos quatro cenários testados, Lula registra entre 28% e 33% das intenções de voto no primeiro turno. No cenário de disputa com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula teria 30%, contra 13% do adversário. Em outro cenário, quem lidera na oposição é Gusttavo Lima (sem partido) e Pablo Marçal (PRTB), com 12% cada, e Eduardo Bolsonaro (PL) com 11%.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), nos diferentes cenários estudados, aparece com 3% a 8% das intenções de votos, enquanto o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil) aparece com 3% ou 4%, a depender dos adversários disputando.

Publicidade

Em simulações de segundo turno, Lula teria 41% contra 35% de Gusttavo Lima (6 pontos de diferença). Contra Eduardo Bolsonaro, a vantagem petista seria de 10 pontos (44% contra 34%). Disputas com Pablo Marçal e Tarcísio de Freitas seguem padrão similar (44% contra 34%).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

O cantor Gusttavo Lima surge como principal novidade política, nos cenários pesquisados. Ele tem 50% de rejeição entre o eleitorado, o que é menor do que de outros nomes da direita. O levantamento aponta ainda, porém, que 21% dos eleitores ainda não o conhecem e que, na pesquisa espontânea (quando não é apresentada uma lista de nomes para o entrevistado), ele recebe apenas 1% das menções.

A pesquisa chega em momento delicado para o governo, marcado por inflação em alimentos e juros altos. Analistas destacam que, embora Lula mantenha competitividade, a vantagem não é confortável.

Leia também | Carlos Lupi afirma que Ciro Gomes não disputará mais eleições, mas continuará atuando como “franco atirador”

Sair da versão mobile