A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) anunciou, nesta segunda-feira (3), a troca no comando-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O coronel Sinval Sampaio assume a função, substituindo o coronel Klênio Sávyo, que ocupava o cargo desde o início da gestão do governador Elmano de Freitas (PT), em 2023.
Até então, Sinval Sampaio estava à frente do 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM), responsável pela Região Metropolitana de Fortaleza. A mudança foi divulgada por meio das redes sociais da SSPDS e ocorre pouco após declarações do governador Elmano de Freitas durante a abertura dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na manhã desta segunda-feira (3).
“Eu estou muito insatisfeito com os resultados que nós alcançamos. Nós permitimos que não aumentasse a violência, mas a redução é muito pequena, portanto, isso exige de nós mais trabalho ainda, muito mais trabalho, para poder entregar a paz e a segurança que nosso povo reclama”, afirmou o governador.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Perfil do novo comandante
Sinval Sampaio ingressou na Polícia Militar em 1994 e foi promovido ao posto de coronel em 2024. Ele é bacharel em Segurança Pública pela Academia General Facó e em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Antes de assumir o comando-geral da PMCE, chefiou o 2º Comando Regional de Polícia Militar e, anteriormente, liderou o 1º Comando Regional de Polícia Militar, que é responsável pelo policiamento na capital cearense.
O novo comandante também tem experiência no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), no Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e na área de inteligência da Polícia Militar. Além disso, atuou na Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e integrou o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do CPChoque e a 1ª Companhia do 5º Batalhão (Aldeota).
Leia também | Homem com tornozeleira eletrônica é morto a tiros em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<