Um bebê de apenas dois meses que estava engasgado com leite materno foi salvo por um policial militar do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). O caso ocorreu nesta segunda-feira (3), no município de Marco, localizado no interior do Ceará.
Durante patrulhamento no bairro Triângulo, à noite, os policiais ouviram gritos aflitos de socorro de uma mãe. Ao se aproximarem da família, perceberam que o bebê estava com as vias aéreas obstruídas devido ao engasgo e já perdia os sinais vitais.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De imediato, um dos soldados pegou o menino no colo e aplicou a manobra de Heimlich, ensinada na disciplina de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do Curso de Formação Profissional da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A técnica foi eficaz, desobstruindo as vias respiratórias da criança.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Após o salvamento, os militares encaminharam a mãe e o bebê ao hospital, onde foi constatado que o estado de saúde da criança era estável. O ato heroico foi amplamente reconhecido pela população local e pelas autoridades, reforçando a importância do treinamento especializado dos agentes de segurança pública.
Bebê engasgado com leite materno é salvo por policial militar no Ceará
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada para tratar obstruções das vias aéreas superiores por objetos estranhos. Ela consiste em utilizar as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que simula uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso das vias aéreas.
A execução de compressões abdominais envolve um socorrista em pé atrás do paciente e usando as mãos para exercer pressão na parte inferior do diafragma. Isso comprime os pulmões e exerce pressão sobre qualquer objeto alojado na traqueia, com a esperança de expulsá-lo.
Leia também | Homem invade casa da ex e atira na testa do atual namorado; vítima foi hospitalizada em estado grave
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<