O prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) pontuou que o primeiro pelotão da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) existirá dentro dos próximos quatro meses, até o início de junho. A ideia, segundo o gestor, é ter pelotões em todas as regionais, até o fim desta gestão atual. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira (5), em entrevista exclusiva ao jornalista Miguel Anderson Costa, no programa Balanço Geral Ceará Manhã, da TV Cidade Fortaleza.
Na ocasião, Evandro comentou a convocação feita no fim do ano passado, pelo então prefeito José Sarto (PDT), de 508 aprovados no concurso da GMF. “De modo ilegal, infringindo os 90 dias que a legislação determina”, sublinha ele, uma vez que a lei proíbe a convocação de profissionais 90 dias antes ou depois da eleição.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Primeiro pelotão da Guarda Municipal será implantado nos próximos quatro meses, diz Evandro Leitão
O petista destaca que, agora, a Prefeitura está convocando 254 aprovados imediatamente, com outros 254 sendo convocados no próximo ano, já para atuarem nos novos pelotões.
Espaço Girassol
Na entrevista, Evandro também adiantou que a gestão municipal vai implantar duas unidades do Espaço Girassol ainda este ano na cidade. O projeto tem o objetivo de fornecer atenção especial a crianças e jovens no espectro autista (TEA) e com Síndrome de Down. A perspectiva, segundo ele, é instalar uma unidade do Espaço Girassol em cada regional de Fortaleza, até o fim da atual gestão.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Segundo o prefeito, o projeto também deverá prestar suporte para mães e pais atípicos, atuando ainda com uma equipe multidisciplinar acompanhando as famílias.
Uma das duas primeiras unidades deve ficar localizada no Centro de Fortaleza, no espaço em que hoje fica a Cidade da Criança. “Vamos iniciar uma restauração, uma revitalização naquela área”, adiantou ainda. A outra unidade ficará na Regional II, em um local ainda a ser definido.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Pé-de-Meia
Outro projeto apresentado por Evandro ainda durante a campanha pela Prefeitura, em 2024, é o Pé de Meia municipal, baseado na iniciativa tocada pelo Ministério da Educação (MEC), nacionalmente, por iniciativa do ministro Camilo Santana (PT). A implantação na capital cearense, no entanto, só deve acontecer a partir do ano que vem. “Estamos avaliando para, a partir do próximo ano, implantar. Vamos ver se ano que vem tem condição”, disse ele.
Leia também | “Fortaleza deixará de ser uma cidade caloteira”, diz Evandro ao anunciar medidas para equilibrar as finanças da Capital