Ícone do site Portal GCMAIS

Novo ramal do VLT ligará Aeroporto de Fortaleza à Arena Castelão

Novo ramal do VLT ligará Aeroporto de Fortaleza à Arena Castelão

Foto: Romário Pinheiro/ Governo do Ceará

O Governo do Ceará anunciou, nesta quinta-feira (6), a criação de um novo ramal do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que conectará o Aeroporto Internacional de Fortaleza à Arena Castelão. A obra, que terá 5,1 km de extensão e duas novas estações, promete facilitar o transporte de torcedores e turistas entre os dois importantes pontos da cidade. O prazo de execução é de 24 meses, com investimento estimado em R$ 181 milhões.

O governador Elmano de Freitas destacou que a nova linha será um diferencial para eventos esportivos e culturais na capital cearense, além de preparar a cidade para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027.

“Turistas que virão para Fortaleza poderão se transportar para a região de maneira mais cômoda e segura. Isso irá fortalecer muito nosso equipamento esportivamente e culturalmente”, afirmou o governador.

A Secretaria da Infraestrutura do Estado já está autorizada a concluir o edital para licitação da obra. A previsão é de que, até o final deste ano, a Estação Aeroporto esteja concluída, com as obras do novo ramal em andamento.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Novo ramal do VLT ligará Aeroporto de Fortaleza à Arena Castelão

A nova linha contará com duas estações ao longo do percurso:

Publicidade

A expectativa é que o trajeto entre o Aeroporto e a Arena Castelão seja realizado em apenas 12 minutos, beneficiando moradores, turistas e torcedores. Quando em operação, com dois VLTs em funcionamento, a linha terá capacidade para transportar cerca de 35 mil passageiros por dia.

O ramal também terá conexão direta com a Estação Expedicionários, permitindo integração com outras regiões da cidade, como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.

Como funcionará o trajeto?

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O secretário da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão, ressaltou que o projeto terá impacto positivo tanto no transporte urbano quanto na área esportiva e religiosa.

“Essa obra tem todo um impacto social. Teremos diversos bairros envolvidos, interligando várias linhas. Importante dizer, também, todo o impacto positivo na área do esporte e religiosa, com a chegada dessas duas estações”, afirmou.

Secretário do Esporte, Rogério Pinheiro salientou a comodidade e os benefícios do novo modo para a chegada até o estádio para a população. “O Castelão é uma das principais praças esportivas do país. Agora o torcedor terá mais uma opção para que ele possa se deslocar de uma forma mais tranquila e rápida. Além das 4500 vagas para o público no nosso estacionamento, com esse novo meio de transporte iremos reforçar e dar uma experiência mais positiva para a nossa população”, comentou.

Estação Expedicionários é local privilegiado para observação de aviões

Quem embarca ou desembarca na estação Expedicionários, na Linha Nordeste, desfruta de uma paisagem peculiar: o vai e vem de aviões na pista do Aeroporto de Fortaleza. Localizada atrás do terminal aeroportuário da Capital, a estação tem sua plataforma localizada ao lado da pista do aeroporto, fornecendo uma visão única dos pousos e decolagens.

Por isso, a estação tem recebido não apenas passageiros do transporte sobre trilhos, mas também curiosos que querem ver de perto a movimentação das aeronaves. Inaugurada em dezembro de 2022, a estação Expedicionários tem embarque gratuito – assim como todas as 11 estações da Linha Nordeste -, não sendo necessário nenhum tipo de cartão, cadastro ou carteirinha para embarcar, seja para pegar o trem ou apenas para observar aviões.

O funcionamento é de 5h30 às 22h50. Por dia, 58 viagens de trem saem da estação Expedicionários, sendo 29 com destino à Parangaba e outras 29 com destino ao Mucuripe. Em breve, a estação Expedicionários também será fisicamente integrada ao aeroporto, contando com uma rota de trem exclusiva para quem precisa chegar à entrada principal do terminal de aviões.

Leia também | Evandro Leitão diz que Fortaleza terá duas unidades do Espaço Girassol ainda este ano

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile