Ícone do site Portal GCMAIS

Vídeo mostra supercélula de chuva avançando do Uruguai ao Rio Grande do Sul

Vídeo mostra supercélula de chuva avançando do Uruguai ao Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução

Na quarta-feira (5), uma poderosa frente fria avançou da Patagônia, entre Argentina e Uruguai, trazendo tempestades fortes e intensas à região sul do Brasil. A área de baixa pressão associada a esse sistema meteorológico entrou no Rio Grande do Sul pela fronteira sul, afetando cidades como Chuí, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão e Aceguá. Durante a noite, a instabilidade se estendeu por outras cidades da Campanha Gaúcha e do sul do estado, como Bagé, Pelotas e Rio Grande.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

A Metsul Meteorologia registrou o avanço de uma supercélula de tempestade em Cerro Chato, cidade uruguaia a cerca de 200 km de Chuí, que foi capturada pelo fotógrafo e estudante de meteorologia, Mati Medeiros. Essa nuvem severa, associada a fortes tempestades, pode gerar granizo e vendavais, aumentando o risco de alagamentos e danos em áreas localizadas. O sistema de instabilidade tem avançado para o extremo sul do estado, com alerta de tempo severo em áreas do Chuí e Santa Vitória do Palmar.

Vídeo mostra supercélula de chuva avançando do Uruguai ao Rio Grande do Sul

Apesar de o sistema enfraquecer ao longo da quinta-feira (7/2), a Metsul alerta para a possibilidade de temporais isolados atingirem mais cidades gaúchas devido à instabilidade atmosférica. O tempo quente e a alta umidade podem favorecer o desenvolvimento de nuvens com grande potencial para tempestades de forte intensidade, principalmente entre a tarde e a noite.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A maior parte do estado verá o predomínio do sol entre nuvens, com aumento da nebulosidade durante o dia. No entanto, o quadro de estiagem que afeta a região não será resolvido pela chuva, que continuará sendo irregular e espaçada. A fronteira com o Uruguai, oeste e sul do estado devem continuar sem precipitação.

Porto Alegre e a região metropolitana devem observar um aumento da nebulosidade ao longo da tarde e altas chances de chuva, com a possibilidade de tempestades localizadas. O risco de vendavais, granizo e alagamentos é alto em razão da temperatura elevada e da atmosfera instável.

O Ceará está sob um alerta de chuvas intensas, com risco de precipitações entre 50 mm e 100 mm por dia até as 10h de sexta-feira (7). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu o aviso de perigo para todos as 184 cidades cearenses. Além das chuvas volumosas, são esperados ventos fortes, com rajadas de até 100 km/h. O estado de alerta também se estende para outros estados nordestinos, como Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.

A previsão meteorológica para o Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), indica chuvas para todo o Estado na quinta-feira (6), com maior intensidade no período da tarde e noite. A previsão é que as chuvas variem de fracas a moderadas, mas em regiões do litoral, Ibiapaba, norte do Sertão Central e Inhamuns, podem ocorrer chuvas fortes. Para a sexta-feira (7), as chuvas deverão atingir principalmente a faixa litorânea, Ibiapaba e o norte do Sertão Central, com menor volume de precipitações no Centro-Sul do Estado. Já no sábado (8), a previsão é de chuvas também na faixa litorânea e na Ibiapaba, com as condições mais favoráveis para precipitações durante a madrugada e à tarde.

As chuvas intensas, que podem chegar a 30 mm/h ou 60 mm/h, aumentam o risco de alagamentos, quedas de árvores e galhos, descargas elétricas e até cortes no fornecimento de energia elétrica. O aviso de perigo foi classificado pelo Inmet como o segundo nível de alerta em uma escala de três, o que significa que a situação exige atenção redobrada, mas não é considerada uma emergência. Para o período de alerta, a orientação é que a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e, se possível, desligue aparelhos elétricos, além de tomar cuidados com a segurança durante a chuva.

Leia também | Ceará tem alerta de chuvas intensas de até 100 mm para todas as 184 cidades

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile