Ícone do site Portal GCMAIS

Evandro Leitão nomeia 254 guardas municipais após anulação de nomeações da gestão anterior

Evandro Leitão nomeia 254 guardas municipais após anulação de nomeações da gestão anterior

Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), oficializou nesta quinta-feira (6) a nomeação de 254 guardas municipais aprovados no último concurso público da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). A decisão ocorre após a anulação das 508 nomeações feitas pelo ex-prefeito José Sarto (PDT) em dezembro passado. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

Dos 254 nomeados, 171 são de ampla concorrência, 69 pertencem à cota para pessoas negras e 14 são pessoas com deficiência (PCD). A nomeação dos outros 254 guardas foi reprogramada para o início de 2026. O anúncio foi feito por Leitão nas redes sociais: “A convocação da segunda turma, prevista para o início de 2026, chamará outros 254 guardas, totalizando os 508 restantes do certame. Contem conosco para fazermos de Fortaleza uma cidade cada vez mais protegida”.

Confira a lista completa dos 254 nomeados, publicado no Diário Oficial do Município.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Inicialmente, o cronograma de nomeações previa três fases: 160 guardas seriam chamados em 1º de fevereiro de 2025, outros 160 em 1º de janeiro de 2026, e os 188 restantes em 1º de agosto do mesmo ano. No entanto, a mudança na convocação foi determinada após a suspensão das nomeações feitas na gestão anterior.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Evandro Leitão anuncia nomeação de 254 guardas municipais de Fortaleza

A decisão de anular as nomeações feitas pelo ex-prefeito Sarto se baseia na avaliação da Procuradoria Geral do Município (PGM), que identificou uma violação à legislação federal que regula nomeações em períodos de transição de governo. De acordo com o inciso V do dispositivo legal, é proibido nomear ou admitir servidores públicos nos três meses que antecedem uma eleição e até a posse dos eleitos, salvo em situações excepcionais.

A Prefeitura reforça que as novas nomeações seguem os trâmites legais e garantem a segurança jurídica do processo, priorizando a transparência e o fortalecimento da Guarda Municipal.

Leia também | Avião com brasileiros deportados pelos Estados Unidos chega em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile