O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), oficializou nesta quinta-feira (6) a nomeação de 254 guardas municipais aprovados no último concurso público da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). A decisão ocorre após a anulação das 508 nomeações feitas pelo ex-prefeito José Sarto (PDT) em dezembro passado. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Dos 254 nomeados, 171 são de ampla concorrência, 69 pertencem à cota para pessoas negras e 14 são pessoas com deficiência (PCD). A nomeação dos outros 254 guardas foi reprogramada para o início de 2026. O anúncio foi feito por Leitão nas redes sociais: “A convocação da segunda turma, prevista para o início de 2026, chamará outros 254 guardas, totalizando os 508 restantes do certame. Contem conosco para fazermos de Fortaleza uma cidade cada vez mais protegida”.
Confira a lista completa dos 254 nomeados, publicado no Diário Oficial do Município.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Inicialmente, o cronograma de nomeações previa três fases: 160 guardas seriam chamados em 1º de fevereiro de 2025, outros 160 em 1º de janeiro de 2026, e os 188 restantes em 1º de agosto do mesmo ano. No entanto, a mudança na convocação foi determinada após a suspensão das nomeações feitas na gestão anterior.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Evandro Leitão anuncia nomeação de 254 guardas municipais de Fortaleza
A decisão de anular as nomeações feitas pelo ex-prefeito Sarto se baseia na avaliação da Procuradoria Geral do Município (PGM), que identificou uma violação à legislação federal que regula nomeações em períodos de transição de governo. De acordo com o inciso V do dispositivo legal, é proibido nomear ou admitir servidores públicos nos três meses que antecedem uma eleição e até a posse dos eleitos, salvo em situações excepcionais.
A Prefeitura reforça que as novas nomeações seguem os trâmites legais e garantem a segurança jurídica do processo, priorizando a transparência e o fortalecimento da Guarda Municipal.
Leia também | Avião com brasileiros deportados pelos Estados Unidos chega em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<