PSB se torna maior bancada da Alece com filiação de 12 deputados estaduais
A cerimônia contou com a presença do senador Cid Gomes, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira
Compartilhe:
7 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS
O PSB oficializou, nesta sexta-feira (7), a filiação de 12 deputados estaduais – entre titulares e suplentes – durante evento realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A cerimônia contou com a presença do senador Cid Gomes, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.
Com a chegada dos novos parlamentares, sendo 11 oriundos do PDT e 1 do PL, o PSB se torna a maior bancada da Casa, com 10 deputados em exercício, além de dois licenciados. Antes dessas filiações, o partido não possuía representação na Alece.
A bancada socialista agora conta com os seguintes nomes: Romeu Aldigueri, Sérgio Aguiar, Salmito Filho, Guilherme Landim, Jeová Mota, Marcos Sobreira, Marta Gonçalves, Antônio Granja (suplente em exercício), Guilherme Bismarck (suplente em exercício), Tin Gomes (suplente em exercício), Lia Gomes (titular licenciada) e Osmar Baquit (titular licenciado).
Entre os filiados, destaca-se Marta Gonçalves, ex-deputada do PL, que, embora tenha pertencido ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, integrava um grupo dissidente não alinhado à ala bolsonarista. Ela é casada com Acilon Gonçalves, ex-prefeito de Eusébio e ex-presidente do PL estadual.
O PSB agora conta com destaque na Mesa Diretora da Alece, com Romeu Aldigueri assumindo a presidência do Legislativo no biênio 2025-2026, e Jeová Mota como 2º secretário.
Em coletiva, Cid Gomes ressaltou que, no momento, a prioridade é fortalecer as bancadas do PSB na Assembleia e na Câmara dos Deputados, deixando para 2026 a discussão sobre as candidaturas majoritárias, como para o Governo do Estado e o Senado. O senador enfatizou que o foco está no projeto do partido e na construção de uma bancada relevante, tanto federal quanto estadual, visando o crescimento do PSB no cenário político cearense e nacional.
“Eu, pessoalmente, acho que mais importante do que uma candidatura minha, é um projeto do partido, um projeto para fazer uma bancada relevante de federais e tenho desejo de fazer a maior bancada de estaduais também”, destacou.