ACIDENTE AÉREO

Qual foi o avião que caiu em São Paulo?

O acidente aconteceu por volta das 7h20; veja a seguir qual o modelo da aeronave

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7 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

Na manhã de 7 de fevereiro de 2025, um trágico acidente aéreo ocorreu em São Paulo, quando um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda. A aeronave, um Beechcraft F90 King Air, decolou do Aeroporto Campo de Marte e tinha como destino a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O contato com a torre de controle foi perdido apenas um minuto após a decolagem, às 7h16.

Qual foi o avião que caiu em São Paulo?
Foto: Reprodução/Redes sociais

Detalhes do acidente com avião que caiu em São Paulo

O acidente aconteceu por volta das 7h20. A aeronave tentou realizar um pouso forçado e acabou colidindo com a traseira de um ônibus que estava parado em um ponto de embarque e desembarque. Essa colisão resultou em uma explosão significativa, que foi ouvida a uma certa distância. Além do impacto com o ônibus, o avião derrubou árvores e placas de trânsito antes de parar.

Duas pessoas estavam a bordo da aeronave: o piloto Gustavo Carneiro Medeiros e o advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, ambos faleceram carbonizados no acidente. O Corpo de Bombeiros informou que os corpos foram encontrados entre os destroços da aeronave.

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Vítimas e feridos

O acidente não resultou apenas em fatalidades na aeronave. Seis pessoas que estavam no ônibus e um motociclista que passava pelo local também ficaram feridos. As vítimas do ônibus incluíam uma senhora e outras cinco pessoas que estavam no ponto ou dentro do veículo. O motorista do ônibus, embora tenha passado por um grande susto, não sofreu ferimentos físicos, mas foi atendido devido ao estado emocional após o incidente.

Investigação

A queda da aeronave está sendo investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira. Segundo informações preliminares, a aeronave não possuía autorização para realizar voos comerciais. O avião era registrado em nome da empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos Ltda., e o sócio da empresa, Márcio Louzada Carpena, havia postado imagens do avião em suas redes sociais pouco antes da tragédia.

Impacto no trânsito

O acidente causou grandes interrupções no tráfego da Avenida Marquês de São Vicente, uma das principais vias da região. A área foi rapidamente isolada pelas autoridades para facilitar as operações de resgate e investigação15. O tenente Jefferson de Souza, da Polícia Militar, relatou que havia um rastro significativo de querosene no local do acidente, indicando a gravidade da situação.

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Modelo do avião

O Beechcraft King Air F90 é um modelo de avião bimotor turboélice, parte da renomada família King Air, que se destaca pela sua versatilidade e desempenho em voos executivos. Introduzido em 1979, o F90 combina características de diferentes modelos da linha King Air, apresentando um fuselagem baseada no Model 200 e asas do Model E90, além de um estabilizador em T.

Especificações técnicas

  • Dimensões:
    • Comprimento: 39 pés e 8 polegadas (aproximadamente 12,09 metros)
    • Envergadura: 45 pés e 9 polegadas (aproximadamente 13,94 metros)
    • Altura: 15 pés e 1 polegada (aproximadamente 4,60 metros)
  • Capacidade:
    • Tripulação: 1 piloto
    • Passageiros: Capacidade para 7 a 9 passageiros
  • Pesos Operacionais:
    • Peso Máximo de Decolagem: 10.950 lbs (aproximadamente 4.972 kg)
    • Peso Máximo de Aterragem: 10.950 lbs
    • Peso Operacional: 7.500 lbs (aproximadamente 3.402 kg)
  • Capacidade de Combustível:
    • Total: 3.149 lbs (aproximadamente 1.428 kg)
  • Desempenho:
    • Velocidade Máxima: 265 nós (aproximadamente 491 km/h)
    • Cruzeiro Normal: 252 nós (aproximadamente 466 km/h)
    • Alcance Normal: até 1.235 milhas náuticas (aproximadamente 2.287 km)
  • Motores:
    • Equipado com dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-135, cada um com potência de até 750 shp.

Características adicionais

O King Air F90 é conhecido por seu design robusto e por oferecer uma cabine pressurizada, permitindo viagens confortáveis em altitudes elevadas. O interior da aeronave é projetado para proporcionar conforto aos passageiros, com uma configuração executiva que pode incluir assentos giratórios e espaço para bagagens.

O cockpit é equipado com tecnologia avançada, incluindo sistemas de navegação modernos e radar meteorológico, o que aumenta a segurança e a eficiência durante os voos. Além disso, o F90 possui opções de modificação que melhoram seu desempenho, como strakes na fuselagem traseira para melhor manobrabilidade e eficiência.

Histórico

A produção do Beechcraft King Air F90 foi encerrada em 1982, com um total de apenas 32 unidades fabricadas. Apesar do número limitado de produções, o modelo se tornou uma escolha popular entre operadores de aviação executiva devido à sua confiabilidade e capacidade de operar em pistas curtas.

O King Air F90 é um exemplo notável da evolução das aeronaves turboélice e continua a ser utilizado em diversas operações ao redor do mundo, refletindo a durabilidade e a eficácia do design da Beechcraft.

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