ASTRONOMIA

“Eclipse” de Marte pela Lua acontece neste domingo (9); evento será visível no Brasil?

O pico da visibilidade será às 19h, quando a dupla estará no céu, com Marte e a Lua atingindo a maior altura possível por volta das 22h.

Compartilhe:
9 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

Neste fim de semana, um fenômeno astronômico fascinante irá acontecer no céu, trazendo um espetáculo raro para os observadores. A Lua, em sua “turnê mensal” de fevereiro pelos planetas do Sistema Solar, estará se alinhando com Marte de maneira especial. Na tarde de domingo, 9 de fevereiro, a Lua e o planeta vermelho vão compartilhar a mesma ascensão reta no céu, criando uma conjunção astronômica que será visível a partir do Brasil – mas com uma condição: apenas uma parte do mundo poderá testemunhar o “eclipse” de Marte pela Lua.

“Eclipse” de Marte pela Lua acontece neste domingo (9); evento será visível no Brasil?
Foto: Reprodução

Uma conjunção astronômica ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem muito próximos no céu. Neste caso, a Lua e Marte estarão alinhados e visíveis juntos. Para os observadores que estiverem localizados em São Paulo, o evento ocorrerá às 16h35 (horário de Brasília). No entanto, o pico da visibilidade será às 19h, quando a dupla estará no céu, com Marte e a Lua atingindo a maior altura possível (cerca de 40° acima do horizonte, ao norte) por volta das 22h.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

De acordo com o site In-The-Sky.org, a Lua terá uma magnitude de -12,6, o que significa que será muito mais brilhante do que Marte, que terá uma magnitude de -0,8. A magnitude de um objeto celeste é uma medida do seu brilho: quanto mais brilhante, menor o valor numérico. Em comparação, o Sol, o objeto mais brilhante no céu, tem uma magnitude de -27.

Embora a conjunção lunar de 9 de fevereiro seja um evento especial, o fenômeno mais impressionante do fim de semana será a ocultação lunar de Marte, um tipo de “eclipse” que ocorre quando a Lua passa diretamente na frente de Marte, ocultando-o para os observadores da Terra. Este espetáculo, porém, não será visível no Brasil.

A ocultação lunar de Marte será visível apenas para uma pequena porção da Terra, devido à paralaxe lunar – a diferença na posição aparente da Lua vista de diferentes pontos do planeta. Isso significa que a exata localização do observador na Terra determina se ele será capaz de ver Marte ser ocultado pela Lua.

Os contornos onde o desaparecimento de Marte é visível estão marcados em vermelho, enquanto os locais onde Marte reaparecerá são indicados em azul. Esses eventos serão observáveis principalmente em pontos do extremo norte do globo, como partes da Europa e da Ásia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No entanto, o Brasil estará fora da área de visibilidade da ocultação lunar, significando que, enquanto o fenômeno será um grande atrativo para os observadores no hemisfério norte, os brasileiros não poderão presenciar esse eclipse natural de Marte. Aqui, no Brasil, a Lua passará ao lado de Marte, sem bloquear sua visão.

Embora o Brasil não tenha acesso à ocultação lunar de Marte, a conjunção será visível em diversas partes do país, oferecendo aos astrônomos amadores e curiosos uma excelente oportunidade de observação.

Melhor Hora para Observar: A partir das 19h de domingo, 9 de fevereiro, o fenômeno estará visível a olho nu. O pico do evento será às 22h, quando ambos os corpos celestes estarão no ponto mais alto do céu.

Onde Observar: Busque um local com o céu limpo e sem poluição luminosa. As áreas abertas, longe de grandes cidades, são ideais para uma visão mais nítida.

Este fim de semana oferece um espetáculo astronômico único: a conjunção entre a Lua e Marte, que trará um lindo alinhamento visível em diversas partes do Brasil. Para alguns observadores ao redor do mundo, será possível testemunhar a ocultação de Marte pela Lua, um tipo de “eclipse” que é um privilégio para uma pequena parte da Terra. Embora o Brasil não tenha acesso a esse fenômeno específico, o evento ainda promete ser uma excelente oportunidade para admirar o céu e aprender mais sobre os maravilhosos movimentos do nosso Sistema Solar.

Se você estiver em um local com boa visibilidade, prepare-se para uma noite incrível de observação astronômica – e quem sabe, marcar o começo de um novo hobby de observação do céu!

Leia também | De eclipse lunar a alinhamentos planetários: veja o calendário astronômico de fevereiro

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.