CERIMÔNIA NO VATICANO

Papa Francisco tem dificuldade respiratória e pede para assessor ler discurso

O pontífice, que assumiu o cargo em 2013, tem mostrado grande resiliência diante dos desafios de saúde que enfrentou.

Compartilhe:
9 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

O Papa Francisco, de 88 anos, enfrentou dificuldades respiratórias neste domingo (9), devido à bronquite, e precisou delegar a leitura de seu discurso durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, polícia e agentes de segurança. Durante a homilia, o pontífice se viu obrigado a passar o comando para um assessor, explicando que suas dificuldades respiratórias estavam prejudicando sua capacidade de continuar a leitura. Após o intervalo, Francisco retomou o comando para a oração mais curta do Angelus, onde rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo. “Peço desculpas e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”, disse o Papa, que tem enfrentado complicações de saúde nos últimos dias.

Papa Francisco tem dificuldade respiratória e pede para assessor ler discurso
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em um comunicado divulgado pela Santa Sé, foi informado que o Papa Francisco continuará suas atividades, mas em um formato mais restrito nos próximos dias, devido à bronquite. “As audiências do Papa Francisco serão realizadas na Casa Santa Marta, sua residência no Vaticano, nesta sexta-feira (7) e sábado (8)”, afirmou o Vaticano. Nos dias anteriores, o pontífice já havia enfrentado dificuldades de fala devido a um forte resfriado, que o levou a pedir que outro assistente lesse seu catecismo na audiência semanal da quarta-feira (5).

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os problemas respiratórios de Francisco não são novidades, já que ele teve parte de um de seus pulmões removido quando era jovem, o que pode contribuir para sua vulnerabilidade a complicações respiratórias. Em 2023, o Papa foi hospitalizado por três noites com bronquite, e se recuperou com antibióticos. Sua saúde tem sido motivo de preocupação nos últimos anos, com episódios de dores no joelho e quadril, além de uma queda recente que o obrigou a imobilizar o braço. Em junho de 2023, o Papa também passou por uma cirurgia de hérnia abdominal.

O pontífice, que assumiu o cargo em 2013, tem mostrado grande resiliência diante dos desafios de saúde que enfrentou. Embora precise ajustar suas atividades, continua a cumprir seu papel espiritual e de liderança, com o apoio de sua equipe e do público fiel. A Santa Sé não indicou uma previsão para sua recuperação total, mas a situação será monitorada de perto.

A comunidade católica mundial continua orando pela saúde do Papa Francisco, que, apesar das dificuldades, segue sendo um símbolo de fé e dedicação para milhões de pessoas em todo o mundo.

Leia também | Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita Fortaleza; veja programação

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.