Passageiros com diabetes podem ter direito a desconto de 80% para acompanhantes em voos, de acordo com resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Isso, no entanto, não se estende a todos os pacientes que tenham a doença. Entenda como funciona o desconto.
A resolução 280/2013, da Anac, garante o direito ao desconto para acompanhantes de passageiros com deficiência que não podem viajar sozinhos, o que inclui pessoas com diabetes tipo 1. Para solicitar o desconto, é preciso comprovar a necessidade de acompanhamento por meio do preenchimento e envio do formulário MEDIF (Formulário de Informações Médicas) à companhia aérea, com antecedência mínima de 48 horas antes da viagem. O formulário ainda deve ser assinado pelo médico do paciente.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Após o envio do Formulário, é necessário ainda aguardar a análise da companhia aérea, que pode aprovar ou negar o benefício, a depender da avaliação feita sobre o caso.
A ANAC salienta que o benefício não é concedido automaticamente, sendo necessário comprovar, através de laudo médico, a necessidade de assistência contínua durante o voo.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A Resolução nº 280/2013, que trata da acessibilidade no transporte aéreo, torna o desconto obrigatório apenas para acompanhantes de passageiros que precisam viajar em maca ou incubadora, pessoas com impedimento mental ou intelectual que as impeçam de compreender instruções de segurança da aeronave e passageiros que não conseguem atender às suas necessidades fisiológicas sem assistência.
Leia também | Governo do Ceará interrompe leilão de terreno do Autódromo do Eusébio