A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para os próximos dias indica um início de semana de clima mais claro em todo o Ceará. Na segunda (10) e terça-feira (11), o céu deve permanecer predominantemente limpo sobre todas as macrorregiões do estado. A ausência de sistemas atmosféricos que favoreçam chuvas mais intensas contribui para esse cenário de sol predominante.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No entanto, mesmo sem grandes sistemas indutores de precipitação, fatores locais como brisas, relevo e altas temperaturas podem gerar chuvas fracas e isoladas, especialmente na porção norte do estado. Essas precipitações devem ser mais passageiras, sem grandes acumulados.
A boa notícia fica por conta da previsão para a quarta-feira (12), quando a Funceme aponta um aumento significativo na nebulosidade e chuvas mais expressivas em todas as macrorregiões do Ceará. Com isso, o cenário se torna mais favorável para precipitações generalizadas, o que deve trazer alívio para áreas mais secas do estado.
Até lá, a população pode esperar um clima mais estável e com menor probabilidade de chuvas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, nesta quarta-feira (22), o prognóstico das chuvas para o trimestre de fevereiro a abril de 2025. O estudo aponta uma probabilidade de 45% de chuvas dentro da normalidade, com 35% de chance de chuvas abaixo da média e 20% acima dela.
O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, explicou que a previsão foi realizada com base em modelos climáticos globais e regionais, além de fatores atmosféricos e oceânicos, como o aquecimento do Atlântico Tropical. Esse aquecimento pode influenciar o clima do Ceará, principalmente nas regiões mais ao norte do estado. A previsão aponta também que as áreas do noroeste do estado devem registrar anomalias positivas de precipitação, enquanto o sudeste pode apresentar chuvas abaixo da média.
“Para chegar a esse resultado, o principal fator foi o aquecimento no Atlântico Tropical. A zona equatorial do Atlântico e o Atlântico Norte estão mais aquecidos, o que pode impactar as chuvas no estado, principalmente na parte central e sul do Ceará”, detalhou Martins.
Leia também | Chuva de granizo e alagamentos afetam Grande São Paulo nesta segunda-feira (10)
>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<