Os integrantes do PDT de Fortaleza e do Ceará vão se reunir na próxima sexta-feira (14) com o presidente licenciado do partido, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, para discutir as estratégias da legenda para as eleições de 2026. O encontro, que ocorrerá durante um almoço na capital cearense, contará com a presença de figuras políticas como os ex-prefeitos Roberto Cláudio e José Sarto, além do ex-ministro Ciro Gomes.
Atualmente, o PDT cearense está dividido. O grupo de Ciro Gomes se posiciona como oposição ao governo estadual, enquanto aliados do presidente nacional interino da sigla, o deputado federal André Figueiredo, integram a base do governador Elmano de Freitas (PT) e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Para 2026, o partido deve priorizar a consolidação de chapas fortes para as eleições legislativas, focando nas candidaturas a deputados estaduais e federais.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Na última sexta-feira (7), 11 deputados estaduais deixaram o PDT e migraram para o PSB, seguindo o movimento liderado pelo senador Cid Gomes. Com isso, a previsão é de que a legenda mantenha apenas dois dos cinco deputados federais cearenses que atualmente compõem sua bancada na Câmara dos Deputados.
PDT do Ceará definem estratégia para eleições de 2026
Desde o fim das eleições municipais de 2024, o ex-prefeito Roberto Cláudio tem se movimentado para fortalecer sua posição visando o pleito de 2026. Após dois mandatos à frente da Prefeitura de Fortaleza (2012-2020), ele disputou o Governo do Estado em 2022, marcando a ruptura com o grupo governista liderado pelo PT no Ceará. Para 2026, a oposição a Elmano de Freitas busca formar chapas conjuntas, incluindo nomes como o deputado federal André Fernandes (PL) e o ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil). Roberto Cláudio deve ser um dos nomes de destaque na disputa para o Governo do Estado ou para o Senado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
José Sarto, ex-prefeito de Fortaleza, tem se mantido afastado do cenário político nas últimas semanas, mas seu nome é cogitado para uma candidatura a deputado federal. Por outro lado, Ciro Gomes, ex-ministro e ex-candidato à Presidência, já é especulado para uma nova candidatura ao cargo em 2026, apesar de ter declarado anteriormente que não disputaria novamente. Ciro já concorreu à Presidência da República em 1998, 2002, 2018 e 2022.
Com o PDT integrando a base do governo federal, Carlos Lupi já manifestou apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esse alinhamento pode impactar as decisões estratégicas do partido para 2026, especialmente no cenário estadual cearense.
Leia também | Elmano de Freitas veta aumento no estacionamento da Arena Castelão
>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<