As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2025 já estão abertas. Este ano, a competição científica comemora 20 anos promovendo a educação e descobrindo talentos matemáticos em todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelas escolas na página oficial da OBMEP até 17 de março.
Podem se inscrever instituições públicas municipais, estaduais, federais e também privadas. Para participar, as escolas devem preencher a ficha de inscrição no site da OBMEP, informando o código MEC/INEP e criando uma senha.
>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A OBMEP 2025 ocorrerá em duas fases:
- 1ª fase: Prova objetiva com 20 questões – será realizada no dia 3 de junho.
- 2ª fase: Prova discursiva com 6 questões – acontecerá no dia 25 de outubro.
Os exames são adaptados ao nível de escolaridade dos alunos:
- Nível 1: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
- Nível 2: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
- Nível 3: Ensino Médio.
A divulgação dos classificados para a segunda fase será feita em 1º de agosto, enquanto os premiados serão anunciados no dia 22 de dezembro.
A maior competição científica do Brasil distribuirá este ano:
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
- 8.450 medalhas nacionais: 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze.
- 51 mil certificados de menção honrosa.
- 20,5 mil medalhas estaduais para premiar os melhores desempenhos nos estados.
Os medalhistas nacionais serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece uma bolsa de R$ 300 para alunos de escolas públicas, incentivando o desenvolvimento acadêmico. A premiação estadual, no entanto, não garante acesso ao PIC.
Além dos alunos, a OBMEP 2025 também premiará 969 professores como forma de reconhecimento pelo papel fundamental que desempenham na formação dos estudantes. Os educadores premiados receberão:
- Diploma e livro de apoio.
- Medalha de ouro especial.
- Oportunidade de concorrer a oito viagens: seis para a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2026 e duas para o Encontro do Hotel de Hilbert.
A OBMEP segue como uma das iniciativas mais importantes para o estímulo ao ensino da matemática no Brasil, incentivando alunos e professores a se destacarem no cenário acadêmico nacional.
Leia também | “Até a morte de seu pai”, noivo inglês da filha de César Filho erra votos de casamento
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<