Ícone do site Portal GCMAIS

Cerca de 380 mil podas de árvores foram feitas para impedir cortes de energia

Enel Ceará investe R$ 38 milhões e amplia podas preventivas para evitar quedas de energia

Foto: Divulgação Enel

A Enel Distribuição Ceará intensificou, em 2024, as ações de poda preventiva em todo o estado, realizando cerca de 380 mil podas ao longo do ano. O número representa um aumento de 53% em relação a 2023. Para essa iniciativa, a companhia destinou mais de R$ 38 milhões, com o objetivo de reduzir interrupções no fornecimento de energia causadas pelo impacto de galhos e árvores nos cabos elétricos durante chuvas e ventos fortes.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Além das podas, a distribuidora também ampliou os serviços de manutenção na rede elétrica. Em 2024, foram realizadas 36 mil manutenções preventivas, incluindo inspeções termográficas e visuais, além da substituição de equipamentos. Houve ainda a limpeza de 3,5 mil km² da faixa de rede e a ampliação de mais de 2,4 mil km de rede em média e baixa tensão.

“A infraestrutura elétrica é essencial para a sociedade. Por isso, nosso plano de investimentos está focado em ações que minimizem impactos do contato da rede com a vegetação”, afirmou Charles de Capdeville, diretor de Infraestrutura da Enel Ceará.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Enel Ceará amplia podas preventivas

A distribuidora reforça que as podas preventivas são definidas a partir de inspeções contínuas na rede elétrica para identificar pontos de risco. No entanto, a manutenção da arborização em espaços públicos é uma responsabilidade das prefeituras. A Enel atua no apoio com podas preventivas e emergenciais quando os galhos ameaçam o funcionamento da rede ou oferecem risco à população.

A companhia alerta ainda que moradores não devem realizar podas por conta própria. “Galhos podem estar próximos à fiação elétrica, mesmo que isso não esteja visualmente aparente. Qualquer contato com cabos energizados pode ser fatal. Esse tipo de serviço só deve ser feito por profissionais habilitados”, reforça a distribuidora.

Leia também | Produção industrial do Ceará cresce 6,9% em 2024 e atinge maior alta em 11 anos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile