A Receita Federal apreendeu um total de 549,5 kg de cocaína em duas operações realizadas nos portos do Ceará. A ação mais recente aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), no Porto do Pecém, como parte da segunda fase da Operação Carcará 1. Durante a fiscalização, foram encontrados 133,5 kg da droga escondidos em um contêiner de polpa de manga congelada com destino a Portugal.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A operação dá sequência a outra apreensão realizada na quinta-feira (6), no Porto do Mucuripe, quando foram confiscados 416 kg de cocaína. A Receita Federal utilizou monitoramento de cargas e técnicas avançadas de análise de risco para interceptar os entorpecentes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Mais de meia tonelada de cocaína é apreendida em portos do Ceará
O contêiner foi identificado após um intercâmbio de informações entre as autoridades aduaneiras da Bélgica e do Brasil. A Receita Federal, então, realizou inspeções não invasivas, com o apoio de agentes caninos treinados. Os cães Bachar, Ithor, Saymon e Scooter indicaram a presença da droga, que estava escondida dentro de pallets metálicos usados para sustentar a carga.
A descoberta sugere a possível participação direta do exportador e/ou importador no esquema criminoso. Os entorpecentes foram entregues às autoridades policiais, que agora darão continuidade às investigações para identificar os responsáveis.
Leia também | Policial fica ferido durante confronto entre torcedores do Ceará e Fortaleza
>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<