O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta terça-feira (11), que o piso salarial dos professores da rede estadual de ensino do Ceará será reajustado em 6,27% em 2025. O percentual será aplicado a servidores efetivos, temporários, aposentados e pensionistas, incluindo o pagamento retroativo a janeiro do próximo ano.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O projeto de lei com a atualização do piso será encaminhado à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na próxima semana. Após aprovação pelos deputados estaduais, o texto seguirá para sanção do Executivo.
Segundo Elmano, o reajuste foi definido por meio de uma “mesa efetiva de diálogo” com o Sindicato Apeoc, que representa os profissionais da educação no estado. Para o governador, a medida representa uma “construção de entendimento muito importante para a educação do Ceará”, com o objetivo de “fortalecer a carreira de magistério no Estado”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Piso dos professores da rede estadual do Ceará terá reajuste
Além do reajuste, Elmano informou que, em abril, será iniciado o processo para a promoção sem titulação de 2024. O pagamento do retroativo do piso salarial de 2024 para aposentados também deve ser antecipado para o primeiro semestre.
O governo estadual ainda negocia com a União a antecipação do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O governador também afirmou que pretende “convocar os remanescentes do último concurso de magistério e abrir um processo para ampliação definitiva da carga horária dos professores estaduais ainda este ano”.
Leia também | Casas de Cultura da UFC abrem 1.059 vagas para cursos de idiomas; veja como se inscrever
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<