Foi o ministro Flávio Dino quem propôs que a Corte se pronuncie sobre a aplicação da Lei da Anistia
STF vai decidir se Lei da Anistia pode perdoar desaparecimentos na ditadura
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar se a Lei de Anistia, que perdoou crimes políticos cometidos durante a ditadura militar (1964-1985), se aplica aos casos de desaparecidos políticos.
![STF vai decidir se Lei da Anistia pode perdoar desaparecimentos na ditadura](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2023/05/supremo_tribunal_federal250620213572-1-1024x613.jpg)
Os ministros acordaram que é necessário emitir uma decisão de alcance nacional sobre o assunto. Por isso, aprovaram o julgamento do tema em repercussão geral. Isso significa que o posicionamento do STF deverá ser seguido por todos os juízes e tribunais do País.
Foi o ministro Flávio Dino quem propôs que a Corte se pronuncie sobre a aplicação da Lei da Anistia. Dino argumentou que, nos casos de ocultação de cadáver, o crime “se prolonga no tempo” e, por isso, na avaliação dele, não poderia receber perdão.
“A manutenção da omissão do local onde se encontra o cadáver, além de impedir os familiares de exercerem seu direito ao luto, configura a prática do crime, bem como situação de flagrante”, defendeu.
Na ocasião, o ministro citou o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que retrata o drama da família do ex-deputado Rubens Paiva após o seu desaparecimento durante a ditadura.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“No momento presente, o filme ‘Ainda Estou Aqui’ (…) tem comovido milhões de brasileiros e estrangeiros. A história do desaparecimento de Rubens Paiva, cujo corpo jamais foi encontrado e sepultado, sublinha a dor imprescritível de milhares de pais, mães, irmãos, filhos, sobrinhos, netos, que nunca tiveram atendidos os seus direitos quanto aos familiares desaparecidos.”, escreveu Dino.
Flávio Dino é o relator de um recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra uma decisão do Tribunal Regional da 1.ª Região (TRF1), em Brasília, que anistiou os coronéis Lício Augusto Ribeiro Maciel e Sebastião Curió Rodrigues de Moura, este último já falecido, pelas mortes e ocultação dos cadáveres de André Grabois, João Gualberto Calatrone e Antônio Alfredo de Lima na guerrilha do Araguaia. É com base neste processo que o STF vai analisar o alcance da Lei da Anistia.
Leia também | Divulgada lista preliminar de beneficiários do Auxílio Catador; confira
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
![WhatsApp do GCMais](https://i.imgur.com/FMht7bS.png)
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS
![‘Aqui só joga lixo quem é corno’, diz prefeitura de cidade mineira em campanha sobre descarte](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/aqui-so-joga-lixo-quem-e-corno-diz-prefeitura-de-cidade-mineira-em-campanha-sobre-descarte-150x150.jpeg)
‘Aqui só joga lixo quem é corno’, diz prefeitura de cidade mineira em campanha sobre descarte
![Ceará registra mais de 10 mil inscritos no Fies para o 1º semestre de 2025](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2023/11/inscricoes-para-vagas-remanescentes-do-fies-terminam-quinta-feira-150x150.jpg)
Ceará registra mais de 10 mil inscritos no Fies para o 1º semestre de 2025
![Ceará só deve registrar chuvas generalizadas a partir de quarta-feira (12), aponta Funceme](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/01/0-46-150x150.jpeg)
Ceará só deve registrar chuvas generalizadas a partir de quarta-feira (12), aponta Funceme
![Tela Brasil: quando a nova plataforma de streaming gratuita vai estar disponível no país?](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/hand-holding-tv-remote-control-with-smart-tv-2048x1365-1-1024x683-1-150x150.jpg)