Os serviços do lote 1 incluem a duplicação em pista de pavimento rígido, a restauração da pista existente em Whitetopping e a construção de viadutos
Elmano afirma que trecho da BR-116 entre Pacajus e Chorozinho termina 2025 com 45% de conclusão
Nesta quarta-feira (12), o governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) realizou uma visita técnica ao lote 1 da obra da duplicação da BR-116, que corresponde a um trecho de 22,1 km entre Pacajus e Timbaúba dos Marinheiros, em Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O governador estava acompanhado do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do Ceará, Will Almeida, além de outras autoridades.
![Elmano afirma que trecho da BR-116 entre Pacajus e Chorozinho termina 2025 com 45% de conclusão](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mg_5227-1-2048x1365-1-1024x683.jpg)
Os serviços do lote 1 incluem a duplicação em pista de pavimento rígido, a restauração da pista existente em Whitetopping (camada de pavimento de concreto sobre o revestimento asfáltico existente) e a construção de viadutos no acesso a Pacajus e na travessia de Chorozinho. O prazo para conclusão das obras é de 36 meses. “A empresa já iniciou os serviços de limpeza, logo em seguida será trabalhada a parte de bueiros e terraplanagem. Este ano já tem uma perspectiva positiva em relação a uma execução de obra de mais de 45%”, detalhou o superintendente do Dnit do Ceará, Will Almeida.
>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A duplicação é resultado de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará. O investimento na obra do lote 1 é de R$ 270 milhões, com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). “A nossa sugestão no PAC foi ter como uma das prioridades a duplicação da BR-116. Esse primeiro trecho representa geração de mais de 300 empregos, melhoria no trânsito de pessoas e de mercadorias. Portanto, mais desenvolvimento e melhoria da logística das cidades e da nossa economia”, destacou o governador.
A BR-116 tem início em Fortaleza, onde recebe o nome de Rodovia Santos Dumont, e cruza nove estados, ligando as regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. No território cearense, ela também conecta importantes regiões econômicas, como a RMF, o Vale do Caju, o Sertão Central, a bacia leiteira do Vale do Jaguaribe e cidades turísticas.
Com início neste mês, a fase atual da duplicação da BR-116 abrange o trecho de Pacajus a Boqueirão do Cesário, em Beberibe, e está dividida em três lotes:
- Lote 1: Pacajus a Timbaúba dos Marinheiros, em Chorozinho;
- Lote 2: Timbaúba dos Marinheiros, em Chorozinho, a Cristais, em Cascavel;
- Lote 3: Cristais, em Cascavel, a Boqueirão do Cesário, em Beberibe.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além da BR-116, o governador Elmano de Freitas afirmou que já está em negociação com o Governo Federal para dar início à duplicação da BR-222. A Bancada Federal do Ceará já garantiu R$ 230 milhões para o início das obras, mas ainda é necessário um convênio para definir a execução. “Precisamos fazer um convênio com o Governo Federal para decidirmos se o Governo Federal faz ou se nós fazemos. A ideia é que o Estado do Ceará possa fazer a obra, mas para isso precisamos do projeto, que é feito pelo Governo Federal; aproveitar o projeto que o Governo Federal tem realizado e a gente poder licitar e iniciar a obra”, explicou Elmano.
Sobre as obras na BR-020, o governo avalia uma operação de crédito para dar início à duplicação, ainda sem prazo definido. Segundo o governador, a intenção é que o Estado financie parte dos recursos e aguarde uma contrapartida federal. “Para nós termos as três saídas de Fortaleza duplicadas, a 222, a 020 e a 116; e a conclusão do Anel Viário. Isso melhorará muito toda a logística da nossa região metropolitana”, afirmou Elmano.
“A operação de crédito já tá aprovada, mas nós estamos para negociar um outro empréstimo com o Banco Mundial para estradas. Nós vamos decidir se é para um empréstimo que nós fizemos com o Banco do Brasil; se é com o empréstimo que nós fizemos com o Banco Mundial, mas o fato é que nós queremos apresentar para o Governo Federal e queremos fazer uma parceria”, acrescentou o governador.
Leia também | Maior cratera de asteroide da América do Sul pode se tornar o 4º parque ecológico do Brasil
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
![WhatsApp do GCMais](https://i.imgur.com/FMht7bS.png)
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS
![Jubileu 2025: Romaria das Comunicações será realizada dias 15 e 16 no Santuário Arquidiocesano de Adoração](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/whatsapp-image-2025-02-12-at-15-06-56-150x150.jpeg)
Jubileu 2025: Romaria das Comunicações será realizada dias 15 e 16 no Santuário Arquidiocesano de Adoração
![Areninhas de Fortaleza receberão patrulhamento da Guarda Municipal entre 16h e 22h](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/captura-de-tela_12-2-2025_16814_www-fortaleza-ce_-gov_-br_-150x150.jpeg)
Areninhas de Fortaleza receberão patrulhamento da Guarda Municipal entre 16h e 22h
![Maior cratera de asteroide da América do Sul pode se tornar o 4º parque ecológico do Brasil](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/captura-de-tela_12-2-2025_135410_g1-globo_-com_-150x150.jpeg)
Maior cratera de asteroide da América do Sul pode se tornar o 4º parque ecológico do Brasil
![Celebrando 20 anos, OBMEP abre inscrições para edição 2025](https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2025/02/obmep-150x150.jpg)