MANIFESTAÇÃO

Moradores protestam contra concessão do parque e taxa de acesso à Vila de Jericoacoara

A cobrança da taxa de R$ 50 por dia havia sido anunciada para começar em 20 de dezembro, mas foi suspensa por 90 dias após pressão da prefeitura, vereadores e protestos da comunidade

Compartilhe:
12 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

Moradores, trabalhadores e empresários da Vila de Jericoacoara realizaram, na tarde de terça-feira (11), um novo protesto contra a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara e a cobrança de ingresso para aqueles que acessam a vila. A manifestação ocorreu na Pracinha de Jeri e reuniu representantes de diversos setores da comunidade local.

Moradores protestam contra concessão do parque e taxa de acesso à Vila de Jericoacoara
Foto: JAYANE ARAUJO

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

A cobrança da taxa de R$ 50 por dia havia sido anunciada para começar em 20 de dezembro, mas foi suspensa por 90 dias após pressão da prefeitura, vereadores e protestos da comunidade.

O parque foi concedido à administração privada no início de 2024, em um processo conduzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No entanto, a concessão permite a cobrança de uma taxa diária para quem transita pelo parque apenas para chegar à vila, o que contraria o que havia sido garantido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nas audiências públicas realizadas em 2022.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GCMAIS (@gcmais)

“Durante todo o processo de consultas públicas, deixamos clara a nossa preocupação com o livre acesso à vila, que só pode ser acessada pelo parque, mas não faz parte dele”, afirmou Lucimar Marques, representante do Conselho Comunitário de Jericoacoara.

O ato contou com faixas, discursos e mobilização de diferentes setores da comunidade, que temem os impactos da medida na economia, no turismo e na vida dos moradores. De acordo com os organizadores, o objetivo é pressionar as autoridades a reverem a decisão.

“A concessão do Parque Nacional de Jericoacoara desconfigura a experiência única que atrai visitantes de todo o mundo, comprometendo a vida dos moradores, o meio ambiente e a economia local”, destacou Fábio Nobre, integrante do Conselho Empresarial de Jericoacoara.

Essa foi mais uma manifestação em meio a uma série de protestos que ocorrem desde o anúncio da concessão. Os manifestantes afirmam que seguirão mobilizados para garantir que Jericoacoara continue sendo um destino acessível e sustentável.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Justiça suspende cobrança de ingressos para acesso à vila

A Justiça Federal determinou a suspensão da cobrança de ingressos para visitantes que precisam atravessar o Parque Nacional de Jericoacoara para chegar à vila. A decisão, expedida pela 18ª Vara do Ceará em resposta a uma Ação Civil Pública movida pelo município de Jijoca de Jericoacoara, também embarga obras no parque até a obtenção do licenciamento ambiental e dos alvarás necessários.

O despacho, assinado pelo juiz Sérgio de Norões Milfont Júnior no final de janeiro, apontou dificuldades na operacionalização da cobrança. “É possível observar que o início da cobrança vem sendo sucessivamente adiado, o que demonstra a existência de dificuldades materiais na sua execução, sobretudo no contexto de um conflito entre a concessionária e o ICMBio, de um lado, e o município e a população local, de outro”, afirmou o magistrado.

Leia também | Justiça Federal suspende cobrança de ingressos e obras no Parque Nacional de Jericoacoara

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.