O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quarta-feira (12), a realização de um concurso público para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), com a oferta de 53 vagas para professores efetivos. O anúncio foi feito durante a live Conversa com Elmano, e os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) ainda hoje.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Segundo Elmano, do total de vagas, 34 serão destinadas aos cursos de Medicina de Quixeramobim e Crateús, enquanto as 19 restantes contemplarão outras áreas da instituição. “Nós já convocamos, neste governo, 524 professores para as universidades estaduais do Ceará. Esse é um processo de consolidação e ampliação das nossas universidades, garantindo mais oportunidades para a juventude”, afirmou. Do total de oportunidades, 51 são para professores assistentes e duas para professores adjuntos.
Concurso público da UECE
A Uece já recebeu a nomeação de 273 novos docentes desde 2023. As vagas anunciadas agora são remanescentes do concurso realizado em 2022, considerado o maior da história da instituição. O não preenchimento ocorreu porque não houve candidatos aprovados ou porque os aprovados não atendiam aos critérios exigidos pelo edital.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Durante a transmissão ao vivo, o governador também destacou medidas voltadas à valorização dos professores da rede estadual. Entre os pontos mencionados, está o reajuste de 6,27% do piso salarial da categoria, anunciado na terça-feira (11), após reunião com a Secretaria da Educação e o Sindicato Apeoc.
“Esse aumento na carreira para todos os profissionais e com efeito retroativo representa um investimento adicional de R$ 280 milhões em 2025. Isso demonstra nosso compromisso. Hoje, o Ceará tem o segundo melhor salário do Brasil para professores, tanto no início quanto no final da carreira. Além disso, o Estado garante que os docentes possam fazer mestrado e doutorado”, ressaltou.
Outro reconhecimento destacado pelo governador foi a conquista da categoria ouro no Selo Nacional Compromisso Criança com a Alfabetização (Selo Criança Alfabetizada) 2024, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A cerimônia aconteceu na segunda-feira (10), em Brasília, e contou com a presença do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana.
“Hoje, 85% das nossas crianças aprendem a ler e escrever até o segundo ano do Ensino Fundamental. Esse resultado é fruto do regime de colaboração com os municípios e do esforço dos profissionais da educação. Nosso desafio agora é chegar a 100% e garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa”, afirmou Elmano, parabenizando os educadores da rede pública cearense.
Leia também | AMC disponibiliza unidade móvel no Bairro de Fátima para emissão de credenciais de estacionamento
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<