Ícone do site Portal GCMAIS

Presidente do PSDB no Ceará descarta fim do partido após conversa entre Tasso e Domingos Filho

Presidente do PSDB no Ceará descarta fim do partido após conversa entre Tasso e Domingos Filho

Foto: Reprodução

O futuro do PSDB no Ceará gerou novas especulações nesta terça-feira (11), após declarações do prefeito de Massapê e novo presidente estadual da sigla, Ozires Pontes. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Pontes rebateu rumores sobre a possível fusão do partido com outras legendas, como PSD e MDB, e afirmou que o PSDB não irá desaparecer, apesar de conversas internas entre as lideranças.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

A polêmica surgiu após a divulgação de um suposto encontro entre o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) e Domingos Filho, ex-vice-governador do Ceará e atual secretário de Desenvolvimento Econômico na gestão Elmano de Freitas (PT), que comanda o PSD no estado. Ozires Pontes negou que esse diálogo tenha relevância para a continuidade do PSDB e enfatizou a trajetória histórica da legenda tanto no Ceará quanto no Brasil.

“Não dá para acreditar que o PSDB vai acabar por causa de uma conversa entre Tasso e Domingos Filho. O PSDB tem uma história sólida e, se depender de mim, nunca deixará de existir”, declarou Ozires, destacando que o senador Tasso Jereissati mantém diálogo com diversos políticos do estado, sem que isso signifique uma possível fusão com o PSD.

Embora tenha descartado que as conversas locais entre os líderes partidários sejam determinantes, Ozires Pontes reconheceu a possibilidade de fusão, mas ressaltou que qualquer movimento nesse sentido dependeria de discussões a nível nacional, entre o senador Tasso e o presidente do PSD, Gilberto Kassab.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Ozires também mencionou as diferenças ideológicas entre o PSDB e o PSD no Ceará, destacando que enquanto o PSDB se posiciona contra o governo estadual do PT, o PSD segue na base governista.

Ao assumir a presidência do PSDB Ceará após a saída de Élcio Batista, que se afastou para compromissos profissionais, Ozires Pontes afirmou que o partido atravessa uma crise interna, mas que tem condições de se reerguer. Ele garantiu empenho em revitalizar o partido, ressaltando a importância do PSDB para o equilíbrio político do Brasil e do Ceará, sendo, muitas vezes, um contraponto à extrema esquerda e à extrema direita.

Líderes nacionais do PSDB, como o presidente Marconi Perillo, têm sinalizado a possibilidade de fusão ou incorporação do partido a outras siglas, especialmente em função das mudanças na Cláusula de Barreira, que passará a ser mais rigorosa após as eleições de 2026. Se ocorrer, o PSDB, como conhecido atualmente, deixaria de existir, integrando outra legenda ou originando uma nova sigla.

Leia também | Elmano afirma que trecho da BR-116 entre Pacajus e Chorozinho termina 2025 com 45% de conclusão

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile