A MENOR DO NORDESTE

Desemprego no Ceará cai pelo terceiro trimestre consecutivo e atinge menor nível desde 2014

Entre os estados do Nordeste, o Ceará teve a menor taxa de desemprego, seguido por Maranhão (6,9%)

Compartilhe:
14 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

A taxa de desemprego no Ceará registrou sua terceira queda consecutiva, passando de 7,5% no segundo trimestre de 2024 para 6,7% no terceiro trimestre e atingindo 6,5% no quarto trimestre. O índice é o menor já registrado na série histórica iniciada em 2014, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desemprego no Ceará cai pelo terceiro trimestre consecutivo e atinge menor nível desde 2014
Foto: Ascom Casa Civil

Entre os estados do Nordeste, o Ceará teve a menor taxa de desemprego, seguido por Maranhão (6,9%), Piauí (7,5%) e Alagoas (8,1%). O número de pessoas ocupadas no estado aumentou em 20 mil entre o quarto trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024, subindo de 3.674 mil para 3.694 mil trabalhadores.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

O governador Elmano de Freitas (PT) destacou os resultados positivos do mercado de trabalho no estado. “Isso comprova que o Ceará é a terra das oportunidades, com cada vez mais trabalho para o nosso povo. Seguiremos firmes na missão de atrair mais empresas e ampliar as já instaladas em nosso estado”, afirmou.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, a taxa de desemprego também apresentou queda, atingindo 6,4% no quarto trimestre de 2024, o menor percentual já registrado na série histórica. No mesmo período de 2023, a taxa era de 9,4%, tendo diminuído para 7,4% no terceiro trimestre de 2024 antes de alcançar o atual patamar.

A taxa de informalidade no estado também teve redução. Entre os 3.694 mil trabalhadores ocupados no quarto trimestre de 2024, 53,3% (cerca de 1.969 mil pessoas) estavam em empregos informais, um índice inferior ao registrado no terceiro trimestre de 2023, que era de 53,94%.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Outro indicador que apresentou melhora foi a taxa composta de subutilização da força de trabalho, que caiu para 21,3% no quarto trimestre de 2024. O índice vinha em queda desde o primeiro trimestre de 2023, quando estava em 25,9%. A taxa inclui o número de pessoas desocupadas, aquelas que trabalham menos horas do que gostariam e aquelas que não buscam emprego, mas estariam disponíveis para trabalhar.

O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, destacou o cenário positivo. “Percebemos a combinação entre a queda do desemprego, aumento do número de ocupados e a redução do desalento, formando um panorama que demonstra a ampliação do emprego no Ceará”, afirmou.

Os números refletem o esforço do estado em criar um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico e geração de empregos, consolidando a tendência de recuperação do mercado de trabalho no Ceará.

Leia também | Mulher envolvida em acidente que matou casal em Fortaleza é presa no trabalho horas depois

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.