Ícone do site Portal GCMAIS

Mais 1.016 celulares foram recuperados no Ceará através do programa ‘Meu Celular’

Mais 1.016 celulares foram recuperados no Ceará através do programa 'Meu Celular'

Foto: Carlos Gibaja - Casa Civil

O programa Meu Celular, implementado há menos de um ano pelo Governo do Ceará, já permitiu a recuperação de mais de 6 mil aparelhos furtados, roubados ou perdidos pelas Forças de Segurança do Estado. Nesta sexta-feira (14), o governador Elmano de Freitas participou da entrega de um novo lote de celulares no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, ao lado da cúpula da Segurança Pública. Ao todo, 1.016 aparelhos serão entregues até a próxima semana.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Durante o evento, Elmano destacou a importância da iniciativa na redução dos índices de roubo e furto de celulares no estado. “Desde o lançamento do programa, em abril de 2024, já conseguimos devolver mais de 6 mil celulares aos seus donos. Esse resultado é fruto do trabalho intenso das nossas Forças de Segurança, aliado ao apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público e das operadoras de telefonia”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, ressaltou a importância de combater toda a rede criminosa que lucra com a revenda de celulares roubados. “O crime de receptação, embora não envolva violência direta, alimenta um mercado ilegal que muitas vezes tem origem em ações violentas. Estamos empenhados em investigar toda a cadeia criminosa para identificar os responsáveis por comercializar esses aparelhos”, explicou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Programa Meu Celular

O Meu Celular combina uma ferramenta digital com operações da Polícia Civil do Ceará. A plataforma permite que usuários cadastrem informações sobre os dispositivos, como marca, modelo e número do IMEI, facilitando sua identificação em casos de perda, roubo ou furto. A partir de investigações conduzidas pelo setor de Inteligência da Polícia Civil, que cruza dados fornecidos pelas operadoras telefônicas com os registros de Boletins de Ocorrência (BOs), os aparelhos recuperados são devolvidos aos proprietários.

Para utilizar o serviço, o usuário deve criar um perfil na plataforma oficial (www.meucelular.sspds.ce.gov.br), registrando os dados pessoais e informações do aparelho. Em caso de roubo, furto ou extravio, basta acessar o sistema e ativar um alerta, que inicialmente fica na cor laranja por 72 horas. Para que o alerta seja convertido para a cor vermelha, indicando restrição permanente até a recuperação do celular, é necessário formalizar um BO com o IMEI.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) utiliza um aplicativo integrado ao sistema para verificar, durante abordagens, se há restrições associadas a um aparelho. Caso o alerta esteja ativo, o celular é apreendido e encaminhado à Polícia Civil para os procedimentos legais, que podem incluir prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência.

O delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, destacou que o trabalho de investigação tem resultado em um alto índice de devolução dos aparelhos recuperados. “Assim que localizamos um celular, identificamos quem está em posse dele e enviamos uma notificação para que a devolução ocorra em uma delegacia. Atualmente, cerca de 70% das pessoas notificadas atendem ao pedido”, afirmou.

Ele também alertou sobre a importância da conscientização dos consumidores ao adquirir um aparelho usado. “Muitas vezes, os compradores não tomam precauções para verificar a procedência do celular e do vendedor. Compram pela internet sem checar se o aparelho tem restrições ou está cadastrado no sistema Meu Celular”, reforçou.

Leia também | Cidades cearenses ficarão sem água nesta segunda (20) e na próxima quinta (23); veja os bairros e se Fortaleza está na lista

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile