tragédia

Avião de pequeno porte cai e deixa dois mortos em Quadra, interior de São Paulo

De acordo com o Corpo de Bombeiros, havia um casal a bordo da aeronave, mas as identidades das vítimas ainda não foram confirmadas

Compartilhe:
15 de fevereiro de 2025
Karolina Sousa

Um avião de pequeno porte caiu em uma área de vegetação na Estrada Municipal Zulmira Coelho Miranda de Oliveira, na cidade de Quadra, região metropolitana de Itapetininga, interior de São Paulo, na manha deste sábado (15). No local do acidente, foram encontrados dois corpos carbonizados.

Avião de pequeno porte cai e deixa dois mortos em Quadra, interior de São Paulo
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

De acordo com o Corpo de Bombeiros, havia um casal a bordo da aeronave, mas as identidades das vítimas ainda não foram confirmadas.

A ocorrência foi registrada às 11h25, e os bombeiros foram acionados para combater as chamas, que já foram controladas. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) esteve presente para apurar as causas do acidente.

Avião de pequeno porte cai em São Paulo

O ano de 2024 registrou o maior número de mortes na aviação brasileira na última década, com um total de 175 acidentes aéreos e 153 vítimas fatais, superando o recorde anterior de 104 mortes em 2016. Os dados são do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), operado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os números de 2024 foram impactados pela queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP) que matou 62 pessoas. A aeronave, que decolou de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), caiu em 9 de agosto. O relatório preliminar do Cenipa indicou a formação de gelo como possível causa do acidente. Outro acidente de grande repercussão foi a queda de um avião particular em Gramado (RS) em 22 de dezembro, resultando em 10 mortes.

Janeiro e fevereiro são os meses com maior número de acidentes aéreos. Um levantamento apontou que nos últimos 10 anos (de janeiro de 2015 a janeiro de 2025), foram registrados 1.511 acidentes aéreos envolvendo aeronaves convencionais no Brasil. Em 23% desses acidentes, houve uma ou mais mortes, totalizando 752 óbitos no período.

Em 2025, um avião de pequeno porte caiu em São Paulo, na Avenida Marquês de São Vicente, matando o piloto e copiloto. Até o momento, foram registrados 22 acidentes aéreos e 10 mortes em 2025.

A Força Aérea Brasileira (FAB) divide as investigações de acidentes aéreos em três etapas: coleta de dados, análise de dados e apresentação dos resultados. Na análise de dados, são considerados fatores como sistemas da aeronave, aspectos psicológicos e operacionais.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também| Nasa revela países na Ásia, África e América do Sul onde asteróide pode cair em 2032

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.