Ícone do site Portal GCMAIS

Com infecção polimicrobiana, Papa Francisco tem situação clínica “complexa” e vai continuar internado

Com infecção polimicrobiana, Papa Francisco tem situação clínica "complexa" e vai continuar internado

Foto: Divulgação / Vatican Media

Papa Francisco, de 88 anos, permanece internado no Hospital Gemelli, em Roma, com quadro de infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Conforme comunicado divulgado pelo Vaticano nesta segunda-feira (17), o quadro clínico do pontífice é considerado “complexo”.

O tratamento do Papa Francisco foi alterado após o diagnóstico, e não há previsão de alta. Segundo o Vaticano, ele permanecerá no hospital pelo tempo que for necessário.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

De acordo com o comunicado, exames realizados nos últimos dias confirmaram a infecção polimicrobiana, que afeta o trato respiratório do Papa. Apesar da gravidade do quadro, um porta-voz do Vaticano havia informado que ele estava em condição estável, havia dormido bem e tomado café da manhã. Não foi informado se Francisco voltou a apresentar febre.

Com infecção polimicrobiana, Papa Francisco tem situação clínica “complexa” e vai continuar internado

O Papa está internado desde a manhã de sexta-feira (14) para tratar uma bronquite persistente, que o afeta desde o início de fevereiro. Nos últimos dias, Francisco apresentou dificuldades respiratórias e precisou delegar a leitura de discursos a assessores durante celebrações. Ele já havia mencionado publicamente os problemas de saúde.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O Vaticano cancelou a visita do Papa aos estúdios de cinema Cinecitta, em Roma, que estava agendada para esta segunda-feira. O próprio Papa agradeceu o apoio e orações através de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), no domingo (16).

Trata-se da quarta vez que o Papa Francisco é internado no hospital romano. Ele já havia sido hospitalizado em junho de 2021 para uma cirurgia programada devido a uma estenose diverticular sintomática do cólon, em junho de 2023 para uma cirurgia de “laparotomia e reconstrução da parede abdominal”, e em março de 2023 para exames médicos.

Leia também | Médicos prescrevem ‘repouso absoluto’ ao Papa Francisco durante tratamento de infecção

Sair da versão mobile