EDUCAÇÃO

Elmano envia à Assembleia projeto de reajuste do piso salarial para professores da rede estadual no Ceará

O reajuste foi divulgado pelo governador na semana passada após reunião com a Secretaria da Educação e o Sindicato Apeoc

Compartilhe:
18 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

O governador Elmano de Freitas enviou à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na manhã desta terça-feira (18), a proposta de reajuste de 6,27% do piso salarial para professores da rede pública estadual. Agora, os deputados estaduais terão que analisar o texto.

Elmano envia à Assembleia projeto de reajuste do piso salarial para professores da rede estadual no Ceará
Foto: Helene Santos / Casa Civil do Ceará

A medida, que também engloba o mês de janeiro de 2025 de forma retroativa, deverá beneficiar a carreira de 62 mil educadores entre ativos, inativos, efetivos e temporários.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

O reajuste foi divulgado pelo governador na semana passada após reunião com a Secretaria da Educação e o Sindicato dos Servidores Públicos Lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará (Apeoc), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

“Se tem algo que orgulha o Ceará são os resultados da nossa educação, o que significa a construção de sonhos para a nossa juventude, fruto do trabalho diário de cada professor e professora. Colocamos toda a nossa equipe para negociar com seriedade este assunto, pois é assim que queremos construir, dialogando, respeitando o trabalho de mobilização da categoria. Será um investimento de R$ 280 milhões, um valor do suor do nosso povo, muito bem aplicado para os nossos profissionais. O Ceará, desta maneira, demonstra para o Brasil o seu compromisso com a educação”, disse Elmano.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Elmano envia à Assembleia projeto de reajuste do piso salarial para professores da rede estadual no Ceará

O reajuste do piso nacional do magistério foi estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), em janeiro deste ano. Com a mudança, o valor mínimo passa a ser R$ 4.867,77 dentro de uma jornada de 40 horas semanais.

Durante o anúncio, também ficaram anunciadas outras medidas para os profissionais da rede estadual: o início, em abril, do processo para as promoções sem titulação de 2024; a antecipação do pagamento retroativo do piso para aposentados no primeiro semestre de 2025; a convocação de todos os remanescentes para o magistério referentes ao concurso público de 2018 e ao concurso para os professores indígenas; a antecipação do pagamento dos precatórios por meio de intermédio com a Advocacia-Geral da União (AGU); além de abrir o processo definitivo para a ampliação de carga horária.

Leia também | Secretária da Cultura diz que próximos eventos em Fortaleza serão descentralizados, nos moldes do Carnaval

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.