SAÚDE

O que é pneumonia bilateral? Entenda condição do Papa Francisco

Pneumonia é uma infecção que compromete os pulmões e pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos.

Compartilhe:
18 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (18) uma atualização sobre o estado de saúde do papa Francisco, informando que o pontífice foi diagnosticado com pneumonia bilateral. A doença levou ao cancelamento de toda a sua agenda de atividades para o fim de semana e exigiu internação para tratamento. A seguir, entenda o que é pneumonia bilateral.

O que é pneumonia bilateral? Entenda condição do Papa Francisco
Foto: Reprodução

O que é pneumonia bilateral?

A pneumonia é uma infecção que compromete os pulmões e pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. No caso da pneumonia bilateral, como a que afeta o papa, ambos os pulmões são atingidos, tornando a condição mais grave do que a pneumonia comum. Por isso, a doença também é chamada de pneumonia dupla.

De acordo com o boletim médico, Francisco está com uma “infecção polimicrobiana”, o que sugere a presença de múltiplos agentes infecciosos e exigiu tratamento com antibióticos e corticoides. Em alguns casos, a infecção pode ser causada simultaneamente por vírus e bactérias.

Sintomas e riscos

Os principais sintomas da pneumonia são:
✅ Catarro amarelado
✅ Febre alta
✅ Tosse persistente
✅ Falta de ar

No caso de idosos, como o papa, nem sempre há febre. Por isso, recomenda-se buscar atendimento médico logo nas primeiras 24 horas após o surgimento dos sintomas. A pneumonia bacteriana, que parece ser o caso do pontífice, costuma ter uma progressão rápida e sintomas intensos.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Tipos de pneumonia

  • Viral: causada por vírus como influenza (gripe), rinovírus (resfriado) e SARS-CoV-2 (Covid-19).
  • Bacteriana: o pneumococo é o principal responsável por esse tipo, que tem início súbito e sintomas mais severos.
  • Fúngica: afeta mais pessoas com imunidade comprometida e pode ser adquirida pela inalação de fungos presentes no solo e fezes de pombos.

A saúde do papa Francisco, de 87 anos, tem sido motivo de preocupação nos últimos anos. Em 2023, ele foi hospitalizado para tratar uma infecção respiratória e, no início de 2024, precisou cancelar compromissos devido a um quadro gripal. O Vaticano segue monitorando sua recuperação.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Boletim divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé:

“Os exames laboratoriais, a radiografia do tórax e a condição clínica do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo.

A infecção polimicrobiana, que surgiu em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo.

A tomografia computadorizada no tórax a que o Santo Padre foi submetido nesta tarde, prescrita pela equipe de saúde do Vaticano e pela equipe médica da Fundação Policlínica “A. Gemelli”, mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral que exigiu uma terapia farmacológica adicional.

Não obstante, o Papa Francisco está de bom humor.

Esta manhã, ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos. Ele agradece a proximidade que sente neste momento e pede, com coração agradecido, que se continue a rezar por ele.”

Leia mais | Papa Francisco está sem febre e estável, diz Vaticano

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.