MÚSICA

Secretária de Cultura, Helena Barbosa apresentará ao prefeito proposta de criar a Orquestra Sinfônica de Fortaleza

Durante entrevista à TV Cidade Fortaleza, a secretária destacou alguns dos projetos pensados para a atual gestão na pasta municipal

Compartilhe:
18 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

A secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, considera que a capital cearense “merece” ter uma orquestra sinfônica e que a pasta municipal estuda apresentar ao prefeito Evandro Leitão a proposta de criá-la, nesta gestão. A declaração foi dada na manhã desta terça-feira (18), em entrevista exclusiva à jornalista Katiúzia Rios, no programa Balanço Geral Ceará Manhã, da TV Cidade Fortaleza.

Secretária de Cultura, Helena Barbosa apresentará ao prefeito proposta de criar a Orquestra Sinfônica de Fortaleza
Foto: Reprodução

Helena Barbosa conta que já chegou a receber essa cobrança repetidas vezes, enquanto esteve à frente da administração do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mas que isso não competia a esse equipamento. Agora, já na estrutura da Secretaria, ela diz que vai discutir essa pauta com o chefe do Executivo. “Tem que ter, somos a quarta maior cidade [do país]”, opina.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Descentralização

Segundo a secretária, descentralização dos eventos culturais deverá ser uma marca da atual gestão. Ela conta que os próximos eventos tocados pela Prefeitura também serão descentralizados, abarcando diferentes regiões da cidade, nos moldes do que está sendo feito no Pré-Carnaval e na programação do Carnaval.

Segundo ela, isso faz parte tanto do perfil dela própria, quanto do atual prefeito Evandro Leitão – motivo pelo qual ele a convidou para gerir a área da cultura no município. Segundo ela, trata-se de um “entendimento de política territorializada para a cidade”.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Durante a entrevista, ala ainda destacou a importância de conhecer a cena cultural da cidade, para adequadamente montar planejamentos de atuação. “Só consegue pensar a cidade se conhece. Eu sei que tem ali uma ação cultural, ali tem um centro de cultura… Se não, como vai pensar em edital, programação, curadoria? Tem que viver a cidade”, pontua.

Leia também | Tela Brasil: nova plataforma de streaming gratuito vai democratizar o cinema no país

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.