REPERCUSSÃO

Termo “grande dia” dispara no X após PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe

Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, foi uma das primeiras a celebrar o momento.

Compartilhe:
18 de fevereiro de 2025
Paulo Martins

Além de disparar no X (antigo Twitter) com expressões como “Grande dia” e “Sem anistia”, a notícia da denúncia formal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) foi recebida com entusiasmo por líderes do Partido dos Trabalhadores (PT), que veem no ato uma vitória para a democracia brasileira. A acusação, que aponta Bolsonaro como líder de uma organização criminosa responsável por atos lesivos à democracia, tem gerado reações emocionadas, especialmente no dia 18 de fevereiro, em que a denúncia foi formalmente apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Termo “grande dia” dispara no X após PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Foto: Reprodução

Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, foi uma das primeiras a celebrar o momento. Nas redes sociais, ela declarou: “Não adiantou o inelegível chorar, pedir anistia e desviar as atenções com mentiras. Chegou a hora dele e seus cúmplices prestarem contas pelos crimes cometidos contra o país, o povo e a democracia brasileira. A justiça vai prevalecer e ele sentará no banco dos réus! #SemAnistia”.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A acusação de crimes graves, como organização criminosa armada, golpe de Estado, e tentativa de abolição do estado democrático de direito, entre outros, coloca Bolsonaro no centro de um dos maiores processos de responsabilização política e judicial da história recente do Brasil.

Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara dos Deputados, também comemorou a acusação e destacou o momento histórico com entusiasmo. Em suas redes sociais, ao lado de Gleisi, o parlamentar classificou o dia como “GRANDE DIA”, uma expressão que reflete o sentimento de justiça finalmente sendo feita em relação ao ex-presidente e seus aliados.

“Hoje é o GRANDE DIA, finalmente conseguimos dar um passo importante para responsabilizar quem tentou derrubar a democracia”, disse Lindbergh, em um vídeo compartilhado com seguidores. A celebração é um reflexo da ideia de que, após meses de investigações e denúncias sobre as ações golpistas de Bolsonaro, a justiça está, finalmente, começando a prevalecer.

Randolfe Rodrigues, líder do governo no Senado e também do PT, se juntou aos colegas em comemorações nas redes sociais. Ele destacou a gravidade da denúncia e lembrou o tempo que levou para que Bolsonaro fosse formalmente acusado: “Agora pode virar réu, com direito a ampla defesa (…) Se condenado pode pegar até 28 anos de cadeia. Tarda, mas não falha”, escreveu.

De acordo com a PGR, Bolsonaro foi acusado de ser responsável por um plano para reverter o resultado das eleições de 2022, envolvendo propostas de prisões de autoridades, como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do presidente do Senado, além de uma articulação para interferir nas eleições e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O caso inclui acusações que vão desde crimes de violência e ameaça até a utilização das Forças Armadas como “poder moderador”, numa tentativa de golpe.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com a denúncia oferecida pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, agora cabe ao Supremo Tribunal Federal analisar a acusação. Se a denúncia for aceita pela Corte, ela marca o início de um processo penal, onde Bolsonaro e seus aliados serão formalmente acusados e poderão ser julgados por seus atos. Para os petistas, esse é apenas o começo da busca por justiça.

A expectativa agora é que o STF aprecie a denúncia e, caso aceite, Bolsonaro e seus cúmplices se tornem réus, com o processo avançando para a fase de defesa e coleta de provas.

Para os militantes do PT, o dia 18 de fevereiro é um marco que representa a luta pela preservação da democracia, com a certeza de que a justiça não falhará.

Leia também | PGR denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe após derrota para Lula nas eleições de 2022

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.