Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará registra mais de 63 mil raios em 2025

Ceará registra mais de 63 mil raios em 2025

Foto: Reprodução

O estado do Ceará já contabiliza mais de 63 mil raios em 2025, conforme dados da Enel Distribuição Ceará. O levantamento foi realizado pelo Sistema de Monitoramento e Alerta, que acompanha eventos climáticos em tempo real. As cidades mais atingidas pelas descargas elétricas até o momento são Santa Quitéria (3.161), Granja (3.071), Crato (2.114), Sobral (1.386) e Aurora (1.201). As macrorregiões mais impactadas foram o Cariri (14.537), Sertão de Crateús (9.168) e Sertão de Sobral (6.150).

Em 2024, o Ceará registrou 275.624 descargas atmosféricas, sendo as cidades mais afetadas Granja (9.456), Santa Quitéria (9.167), Aurora (6.206), Jaguaretama (5.353) e Cariús (5.309). O monitoramento contínuo dessas ocorrências permite uma resposta mais rápida da distribuidora em casos de impactos na rede elétrica.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Além de monitorar os raios, o sistema acompanha chuvas, ventos fortes e queimadas, auxiliando na identificação de possíveis impactos na rede elétrica. Operando 24 horas por dia no Centro de Controle do Sistema (CCS), o serviço utiliza dados em tempo real fornecidos pelo Climatempo, permitindo uma atuação mais ágil em caso de interrupções no fornecimento de energia. O programa também emite boletins meteorológicos diários e previsões de risco para áreas monitoradas.

Medidas de segurança durante tempestades

Publicidade

Dentro de casa:

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Fora de casa:

Com a intensificação das descargas atmosféricas, especialistas reforçam a importância de seguir as recomendações de segurança para evitar acidentes e prejuízos.

Serviço

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).

Leia também | Familiares e amigos de Natany Alves realizam protesto por justiça em Quixeramobim após morte da jovem

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile