O estado do Ceará teve registro de chuva em mais de 100 municípios pelo quarto dia consecutivo, conforme levantamento feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre as 7h da quarta-feira (19) e as 7h da manhã desta quinta-feira (20) houve precipitações em ao menos 101 municípios cearenses, conforme os dados disponíveis até as 10h15 – as informações dos municípios são disponibilizadas ao longo do dia, de modo que o número tende a ser maior.
Os destaques, em meio a isso, são os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em Aquiraz, houve máxima de 82 milímetros, no posto Sítio Sapucaia Fagundes. Fortaleza, por sua vez, teve o segundo maior registro do Ceará para o período, com máxima de 63,4 milímetros. Em seguida, aparecem os municípios de São Gonçalo do Amarante (46,2 milímetros), Maracanaú (41 milímetros), Jardim (40 milímetros) e Maranguape (39 milímetros).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ceará tem registro de chuva em mais de 100 municípios pelo quarto dia seguido
As precipitações dos últimos dias têm provocado transtornos na Região Metropolitana. Em Fortaleza, na madrugada desta quinta-feira, uma forte ventania deixou um rastro de destruição no Residencial Cidade Jardim 2, no bairro José Walter. Imagens que circulam nas redes mostram que o vento derrubou telhas dos telhados, levou lonas e pôs abaixo barracas que estavam armadas no solo. Telhas podiam ser vistas até em alguns dos postes, com os destroços ficando no chão do espaço do Residencial. Moradores também apontam que aparelhos foram danificados.
Confira abaixo a lista dos postos da Funceme com os maiores registros de chuva entre quarta (19) e quinta-feira (20):
Aquiraz (Posto: SITIO SAPUCAIA FAGUNDES) : 82 mm
Fortaleza (Posto: CACA E PESCA) : 63.4 mm
Fortaleza (Posto: MESSEJANA) : 60.6 mm
Fortaleza (Posto: DEFESA CIVIL DE FORTALEZA) : 56.4 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: CROATA) : 46.2 mm
Maracanaú (Posto: MARACANAU) : 41 mm
Jardim (Posto: JARDIM) : 40 mm
Maranguape (Posto: MARANGUAPE) : 39 mm
Potengi (Posto: VILA ALECRIM) : 39 mm
Granja (Posto: AÇUDE GANGORRA) : 37 mm
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Janeiro
O Ceará registrou, em janeiro de 2025, uma média de chuvas de 193,2 milímetros, equivalente a quase o dobro da média histórica para o mês. Os dados são divulgados a partir do monitoramento feito pela Funceme.
Conforme os dados, o normal esperado para o período é de 99,8 mm, na média de chuvas para o mês, e janeiro de 2025 registrou 193,2 mm, equivalente a 93,6% a mais do que isso. Trata-se do janeiro mais chuvoso no estado desde 2011, quando foi registrada uma média de 213,3 mm.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Quadra chuvosa
Os levantamentos da Funceme apontam que o prognóstico para a quadra chuvosa no Ceará é de 45% de chances de chuvas dentro da média para o período. A perspectiva é de que as precipitações se concentrem na região noroeste do estado.
Para além disso, há condições de existência do fenômeno La Niña. Esse fenômeno meteorológico, que diz respeito às temperaturas dos oceanos, é historicamente associado a boas chuvas no estado. O relatório da Fundação destaca que as condições são observadas no oceano Pacífico equatorial central, mesmo que ainda não haja oficialmente declaração de órgãos de meteorologia internacionais sobre essa incidência.
Leia também | Fortaleza terá chuvas fortes e queda de temperatura até domingo (23)