Ícone do site Portal GCMAIS

Com chuvas intensas, Inmet emite alerta de perigo para mais de 150 municípios do Ceará

Com chuvas intensas, Inmet emite alerta de perigo para mais de 150 municípios do Ceará

Foto: Marciel Bezerra/Funceme

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas de chuvas, de perigo e perigo potencial, para mais de 150 municípios do Ceará nesta quinta-feira (20). Os avisos meteorológicos indicam a continuidade das chuvas intensas, com possibilidade de alagamentos, queda de galhos de árvores e cortes pontuais no fornecimento de energia elétrica.

Os avisos do Inmet são classificados em dois níveis: amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo). No primeiro grupo, que abrange 111 cidades, a previsão aponta chuvas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h. Já o segundo grupo, que inclui Fortaleza e outras 67 localidades, prevê um cenário mais grave, com acumulados de até 100 mm diários e ventos que podem chegar a 100 km/h.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Além disso, 23 municípios estão simultaneamente sob os dois alertas. De acordo com o Inmet, nesses casos, apenas uma das previsões deve se concretizar.

Diante das condições climáticas adversas, o Inmet orienta que a população tome precauções, tais como:

Publicidade

Cidades sob aviso de perigo potencial (amarelo)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Cidades sob aviso de perigo (laranja)

Cidades sob os dois avisos

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê continuidade das chuvas até o fim de semana. O tempo deve permanecer instável, com variação entre nublado e parcialmente nublado, e ocorrência de chuvas em diferentes períodos do dia.

Diante do cenário meteorológico, as autoridades recomendam que a população permaneça atenta aos comunicados oficiais e siga as orientações de segurança para evitar incidentes durante o período de instabilidade climática.

Leia também | Prefeito de Quixeramobim cancela Carnaval após caso de latrocínio na cidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile