A Receita Federal abre nesta sexta-feira (21) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de fevereiro. Ao todo, 105.919 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, serão contemplados, totalizando um montante de R$ 314.379.905,82 em créditos bancários.
A partir das 10h, os contribuintes poderão verificar se sua restituição está disponível acessando a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. O site oferece orientações e canais de atendimento para consulta simplificada ou detalhada por meio do extrato de processamento no e-CAC.
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Os contribuintes que declararam residência no Ceará receberão 2.558 restituições, totalizando um valor de R$ 9.970.612,56. Os créditos bancários serão efetuados no dia 28 de fevereiro.
Caso a restituição não esteja disponível devido a pendências na declaração, o contribuinte pode retificar os dados e corrigir possíveis inconsistências. Para isso, deve acessar o e-CAC e verificar o extrato da declaração, fazendo as devidas alterações.
A Receita Federal realiza pagamentos de restituições apenas em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Caso ocorra erro nos dados bancários ou problema na conta de destino, o crédito não será efetuado. Para evitar prejuízos, o Banco do Brasil (BB) oferece um serviço de reagendamento pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito.
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O reagendamento pode ser feito de duas maneiras:
- Pelo Portal BB no endereço: www.bb.com.br/irpf;
- Pela Central de Relacionamento BB, nos telefones:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Para reagendar, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após a correção dos dados, basta aguardar nova tentativa de crédito.
Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, ele poderá solicitar o crédito pelo Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
A Receita Federal reforça a importância de manter os dados bancários atualizados para evitar transtornos e garantir o recebimento da restituição dentro do prazo estipulado.
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