Dois homens foram presos tentando levar vários aparelhos celulares e carregadores para detentos em um presídio no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Lourdniz Ribeiro Lima e Francisco Andrey Oliveira do Nascimento foram capturados pelas forças de segurança, assim como uma adolescente, flagrada atuando em conjunto na ação criminosa.
Conforme divulgado pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP), foram apreendidos com os suspeitos 19 celulares (dois deles quebrados), além de 41 carregadores, 5 fones de ouvido, 2 drones, 5 smartwatches, 2 tubos de linha nylon, 2 tubos de fita isolante, 6 canetas, baterias diversas e facas de mesa, além de outros materiais.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Eles estavam monitorados pela Coordenadoria de Inteligência da SAP, que atuou de forma integrada com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE). A investigação aponta que eles tentavam levar o material para detentos faccionados, que cumprem pena em regime fechado no sistema prisional cearense.
Os suspeitos foram presos pelo Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar de Itaitinga, quando dirigiam um veículo de marca Wolksvagem, modelo Voyage, cor branca e Placa RGD6J44. No carro, foi encontrado o material que seria recebido pelos criminosos no presídio.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo as forças de segurança, Lourdniz Ribeiro Lima ainda apresentou uma identidade falsa no momento da prisão.
Homens que tentavam levar celulares a detentos são presos com 19 aparelhos e 41 carregadores
Os dois homens foram apresentados na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), da Polícia Civil, onde foram autuados pelos crimes de associação criminosa, corrupção de menores, falsidade ideológica e tentativa de entrar em unidades prisionais portando aparelho telefônico.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Segue a lista divulgada pela SAP, identificando os materiais apreendidos na operação:
- 4 aparelhos Nokia “modelo baratinho”
- 5 smartwatches
- 2 fones de ouvido sem fio (Bluetooth)
- 5 celulares da marca Positivo
- 5 smartphones da marca Redmi
- 2 iPhones
- 3 smartphones quebrados
- 1 carregador da marca Powerbank
- 2 tubos de linha nylon
- 40 carregadores
- 2 tubos de fita isolante
- 6 canetas
- 1 drone Lyra + 3 bateria + controle
- 1 dispenser
- 1 drone Mavic 3 Pro + 4 baterias
- 1 controle RPA
- 4 bateria com luzes
- 1 bateria de celular extra
- 3 fones de ouvido
- 2 facas de mesa
Leia também | Polícia cumpre 20 mandados de prisão contra integrantes de facção criminosa em Fortaleza, Inhamuns e Cariri

Lourdniz Ribeiro Lima e Francisco Andrey Oliveira do Nascimento. Foto: Divulgação