AEROPORTO PINTO MARTINS

Deportados dos EUA chegam ao Brasil e recebem atendimento com psiquiatra e enfermeiro em Fortaleza

A capital cearense foi escolhida como primeira parada do voo no Brasil para evitar que os brasileiros percorressem o território nacional algemados, além de encurtar a viagem

Compartilhe:
21 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

Os 94 brasileiros que formam a mais recente leva de deportados dos EUA repatriados ao Brasil chegaram a Fortaleza na manhã desta sexta-feira (21). Em solo cearense, eles receberam atendimento com psiquiatra, enfermeiro e materiais para primeiros socorros, disponibilizado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deportados dos EUA chegam ao Brasil e recebem atendimento com psiquiatra e enfermeiro em Fortaleza
Foto: Érika Fonseca / CMFor

De Fortaleza, os deportados vão para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins (MG), que é o destino final da operação. A capital cearense foi escolhida como primeira parada do voo no Brasil para evitar que os brasileiros percorressem o território nacional algemados, além de encurtar a viagem. Os próximos voos terão sempre o Aeroporto Pinto Martins como a primeira escala usual.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Até o momento, 199 brasileiros já foram deportados, sendo 88 no primeiro voo e 111 no segundo. O voo desta sexta-feira (21) é o terceiro que chega em território brasileiro desde o início do governo Donald Trump.

O embarque, partindo dos Estados Unidos, foi acompanhado por um diplomata brasileiro desde a cidade de Alexandria, localizada no estado americano de Louisiana.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Deportados dos EUA chegam ao Brasil e recebem atendimento com psiquiatra e enfermeiro em Fortaleza

A Sesa informa ainda que realizou um alinhamento entre as unidades hospitalares estaduais de retaguarda, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará e Samu Fortaleza para o caso de necessidade.

A recepção também contou com a participação da equipe multidisciplinar do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Direitos Humanos (Sedih). A equipe conta com Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

As deportações de brasileiros dos EUA têm estado no centro do debate público desde o início da presidência de Donald Trump, que endureceu as políticas migratórias. As deportações, no entanto, já vinham sendo realizadas durante o governo de Joe Biden. Entre 2022 e o início de 2023, o Brasil recebeu 45 voos de repatriados, com mais de 9 mil brasileiros sendo deportados.

Em um dos voos anteriores, o uso de algemas para conter os deportados gerou repercussão negativa no território brasileiro, provocando um mal-estar diplomático, levando o Itamaraty a solicitar explicações formais ao governo dos EUA.

Leia também | Operação no Porto do Pecém apreende 46 toneladas de pescado ilegal

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.