PELA POLÍCIA FEDERAL

Dois brasileiros deportados dos Estados Unidos estavam na ‘Lista Vermelha da Interpol’ foram presos em Fortaleza

De acordo com a PF, os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Federal dos estados do Paraná e Minas Gerais

Compartilhe:
21 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

Dois brasileiros que estavam entre os deportados dos Estados Unidos foram presos ao desembarcarem em Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (21). Eles chegaram ao Brasil em um voo com 94 deportados. A Polícia Federal (PF) confirmou que os indivíduos integravam a ‘Lista Vermelha da Interpol’ e foram presos assim que pisaram em solo cearense, com mandados de prisão.

Dois brasileiros deportados dos Estados Unidos estavam na ‘Lista Vermelha da Interpol’ foram presos em Fortaleza
Foto: Nathan Gomes

De acordo com a PF, os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Federal dos estados do Paraná e Minas Gerais. Um dos presos era procurado por roubo, enquanto o outro era investigado por arregimentar brasileiros e levá-los ilegalmente para outros países. Os nomes dos detidos não foram divulgados, e eles não saíram algemados durante a operação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Nós tivemos hoje, nesse voo, dois cidadãos brasileiros, que havia a ‘Red Notice’, da Interpol, que é um mandado internacional de prisão. Então, quando eles desembarcaram aqui no Brasil, nós já tínhamos, previamente, os dados, e eles foram conduzidos até a nossa viatura, para cumprimento desse mandado de prisão”, explicou o superintendente regional da Polícia Federal, José Antônio Simões de Oliveira Franco.

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para realizar o deslocamento dos deportados de Fortaleza até Belo Horizonte. A aeronave tem previsão de decolagem por volta das 12h e chegada à capital mineira às 15h.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Este é o terceiro grupo de deportados brasileiros a retornar ao país desde o início da gestão de Donald Trump nos Estados Unidos, sendo o segundo voo a ter Fortaleza como ponto de chegada. No início do mês, o governo federal determinou que todos os voos com deportados brasileiros dos EUA passassem a desembarcar na capital cearense, substituindo Belo Horizonte como destino principal.

A escolha por Fortaleza foi baseada em razões estratégicas e no Direito Internacional. Como os deportados chegam algemados, a opção por um aeroporto no litoral permite que eles fiquem o menor tempo possível nessa condição em território nacional, o que é vedado pela legislação brasileira.

Leia também | Elmano assina projeto de lei para criação de 2ª Delegacia da Mulher em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.