Fortaleza registrou, nesta sexta-feira (21), a madrugada com a menor temperatura até o momento, chegando a 20,9ºC. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a temperatura mínima na capital foi registrada entre 4h e 5h. O fenômeno foi causado pela presença de correntes de ar frio que substituíram o ar quente, trazendo um clima mais ameno para a cidade.
No interior do Ceará, os menores registros de temperatura foram em São Benedito, na Serra da Ibiapaba, com 20,2°C, e Poranga, no Sertão de Crateús, com 20,5°C. Aiuaba e Itatira também tiveram mínimas de 20,5°C e 20,9°C, respectivamente, segundo a Plataforma de Coleta de Dados da Funceme.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Além do frio atípico, Fortaleza registrou, na quarta-feira (19), o dia mais chuvoso do mês de fevereiro, período que marca o início da quadra chuvosa no Ceará. A precipitação acumulada chegou a 98,4 mm, de acordo com a última atualização da Funceme às 14h20.
O maior acumulado de chuvas foi registrado em Aquiraz, onde a precipitação atingiu 172,4 mm. No outro extremo, Lavras da Mangabeira, no Cariri, teve o menor índice, com apenas 0,2 mm.
Cidades com maiores volumes de chuva:
- Aquiraz: 172,4 mm
- Pindoretama: 145 mm
- Cascavel: 105 mm
- Fortaleza: 98,4 mm
- Eusébio: 83 mm
- Paracuru: 73 mm
- Maranguape: 73 mm
- São Gonçalo do Amarante: 71 mm
- Iracema: 69 mm
- Acarape: 62 mm
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Previsão do tempo para o fim de semana
- Sexta-feira (21): Chuvas fortes devem predominar pela manhã e início da tarde, mas o tempo tende a melhorar ao longo do dia, com o sol voltando a aparecer.
- Sábado (22): O dia será de sol com algumas nuvens e pancadas passageiras de chuva. À noite, o tempo ficará firme, com mínima de 25°C e máxima de 31°C.
- Domingo (23): Predomínio de sol com possibilidade de chuvas rápidas à tarde. À noite, o céu deve ficar mais encoberto, mas sem grandes mudanças no clima. Temperaturas estáveis entre 25°C e 30°C.
O resfriamento e as chuvas intensas observadas nos últimos dias foram influenciados por sistemas de baixa pressão no oceano e pela formação de nuvens de grande desenvolvimento. A expectativa é que a instabilidade climática continue até o final da semana, trazendo alívio temporário para o calor característico da região.
Leia também | Elmano assina projeto de lei para criação de 2ª Delegacia da Mulher em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<