A Uber anunciou nesta semana a implementação de uma nova funcionalidade, que permite aos motoristas bloquear passageiros considerados problemáticos após a realização de uma corrida. A ferramenta deverá ser disponibilizada gradualmente a todos os condutores da plataforma.
O novo sistema de bloqueio está diretamente ligado ao sistema de avaliações da Uber. Motoristas que avaliarem um passageiro com apenas uma estrela terão o passageiro automaticamente bloqueado, impedindo que recebam novas solicitações de corrida desse usuário. Para avaliações de duas ou três estrelas, o bloqueio se torna opcional, dando ao motorista a escolha de não aceitar futuras viagens com o passageiro. Passageiros que receberem quatro ou cinco estrelas não poderão ser bloqueados.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Motoristas da Uber agora podem bloquear passageiros após corridas
Conforme a empresa, o objetivo da medida é incentivar um comportamento respeitoso entre motoristas e passageiros. A Uber ainda sugere algumas dicas para os passageiros, como não consumir bebida alcoólica no carro, ter cuidado com glitter (principalmente durante o período do Carnaval, que se aproxima), seguir as leis de trânsito, tratar o condutor com respeito, não bater a porta do carro e ser pontual.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Avaliações
A Uber lembra ainda que o sistema de avaliação funciona tanto para os motoristas quanto para os passageiros. O passageiro que quiser ver as avaliações que recebeu dos profissionais pode acessá-la no aplicativo, pelo seguinte caminho: Conta > Configurações > Privacidade > Ver Resumo > Avaliações.
Leia também | Novas regras da Uber para carros aceitos podem afetar 3 mil motoristas no Ceará a partir de 2025; entenda