O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, criticou duramente a possibilidade de o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disputar a Presidência da República em 2026. Defensor de um nome de centro para o cargo, o tucano classificou seu adversário como representante da “extrema direita” e afirmou que uma candidatura de Caiado permitiria ao Brasil conhecê-lo melhor.
Caiado, que fez oposição aos governos petistas enquanto esteve na Câmara dos Deputados e no Senado, tem mantido uma postura crítica à terceira gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nos segundos turnos das eleições presidenciais de 2018 e 2022, o governador de Goiás apoiou Jair Bolsonaro (PL), mas a relação entre os dois sofreu abalos. O rompimento definitivo ocorreu nas eleições municipais de 2024, quando estiveram em lados opostos na disputa pela Prefeitura de Goiânia. A eleição se tornou um embate político entre Caiado e o ex-presidente.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Marconi Perillo e Ronaldo Caiado têm histórico de rivalidade em Goiás. O tucano acusa o governador de persegui-lo politicamente e de estar por trás das ações judiciais que enfrenta desde 2018, quando perdeu a disputa pelo governo estadual.
Disputa presidencial
Sobre a candidatura de Caiado, Perillo declarou: “Eu até torço para que ele seja candidato, para que o Brasil possa conhecer melhor quem é esse déspota que governa Goiás. Com uma candidatura dele, a imprensa nacional vai desmascarar esse tipo de liderança que usa e abusa do poder”.
O presidente do PSDB nacional também afirmou que Caiado está “muito à direita de Bolsonaro” e “muito à direita daqueles que se consideram extremistas no país”. A pré-candidatura do governador de Goiás será lançada oficialmente no dia 28 de março, em Salvador, onde ele receberá o título de cidadão baiano.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em entrevista concedida no Congresso Nacional no dia 1º de fevereiro, Caiado confirmou sua intenção de concorrer à Presidência. “Vou concorrer, tanto é que vocês já estão convidados para o dia 28 de março. Vou dar partida na minha pré-candidatura e percorrer o Brasil nos finais de semana, levando a nossa discussão e proposta”, afirmou.
Apesar da candidatura, Caiado enfrenta um obstáculo jurídico. A Justiça Eleitoral de Goiás o declarou inelegível por oito anos, por abuso de poder político na eleição de 2024. No entanto, no dia 10 de fevereiro, a Procuradoria Regional Eleitoral de Goiás recomendou a reversão da inelegibilidade. O governador aguarda a decisão final da Justiça.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Latrocínio: técnico de enfermagem é assaltado e morto a facadas dentro de carro, em Fortaleza