HKU5-CoV-2

Novo tipo de coronavírus em morcego é descoberto na China; entenda os detalhes

A notícia da descoberta desse novo coronavírus impactou os mercados globais, interferindo em ações na Bolsa

Compartilhe:
22 de fevereiro de 2025
Portal GCMAIS

Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, anunciaram a descoberta de um novo tipo de coronavírus em morcegos, chamado HKU5-CoV-2. Este vírus pertence à família dos merbecovírus e compartilha uma característica crucial com o Sars-CoV-2, responsável pela pandemia da covid-19: ambos usam o receptor ACE2 para infectar células humanas.

Novo tipo de coronavírus em morcego é descoberto na China; entenda os detalhes
Foto: Reprodução

O HKU5-CoV-2 foi identificado em morcegos-anões e é capaz de se ligar ao receptor ACE2 humano, de modo similar ao Sars-CoV-2. Embora ainda não tenha sido detectado em humanos, testes laboratoriais indicam que ele pode infectar células humanas cultivadas artificialmente.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O vírus integra o subgênero merbecovírus, que também inclui o MERS-CoV (vírus causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio).

Os cientistas alertam sobre o potencial risco de transmissão entre animais e humanos. No entanto, destacam que mais investigações são necessárias para entender completamente esse risco. A capacidade do vírus de se adaptar ao receptor ACE2 humano é considerada inédita e sugere uma possível eficácia maior na infecção humana, quando comparada à de outras linhagens conhecidas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

A notícia da descoberta desse novo coronavírus impactou os mercados globais. As ações das empresas produtoras de vacinas registraram aumento significativo após a divulgação dos resultados do estudo. Além disso, houve flutuações no valor das moedas internacionais e turbulências nos mercados financeiros.

Sintomas

Atualmente, não há informações específicas sobre os sintomas associados ao vírus HKU5-CoV-2 em humanos, pois ele ainda não foi detectado em pessoas. No entanto, o fato de ele pertencer à família dos merbecovírus e ser capaz de se ligar ao receptor ACE2 humano sugere que poderia causar sintomas semelhantes aos observados em outras infecções por coronavírus.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os coronavírus geralmente causam sintomas respiratórios e podem variar desde casos assintomáticos até quadros graves. Os sintomas comuns incluem febre, tosse, dor de garganta, congestão nasal ou coriza, falta de ar ou dificuldade para respirar, calafrios ou agitação repetida com calafrios, perda recente do olfato ou paladar, fadiga e dor muscular.

Leia também | UFC e Universidade de Harvard realizam pesquisa sobre transtornos do sono pós-covid longa

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.