O Papa Francisco, em sua primeira mensagem escrita desde que foi internado, reafirmou sua confiança no tratamento que vem recebendo, apesar do quadro de saúde delicado. A mensagem foi divulgada neste domingo, 23 de fevereiro, durante a oração do Angelus dominical, no qual o Pontífice compartilhou com os fiéis sua esperança e o seguimento rigoroso do tratamento.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Da minha parte, continuo com confiança na minha hospitalização (…) seguindo com os tratamentos necessários; e o descanso também é parte da terapia!”, afirmou o Papa Francisco, que se encontra internado no hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. O Pontífice de 88 anos enfrenta um quadro clínico complexo após ser diagnosticado com uma infecção polibacteriana e pneumonia bilateral, que exigiram cuidados intensivos e transfusão de sangue.
A situação de saúde do Papa se agravou na última semana, quando ele foi diagnosticado com uma plaquetopenia, que é a diminuição das plaquetas no sangue, e uma anemia associada. Por conta disso, foi necessário realizar uma transfusão de sangue. No entanto, segundo os médicos, a infecção ainda não evoluiu para sepse, embora continue sendo uma das maiores preocupações, devido ao risco de falência de órgãos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Apesar de a equipe médica ter destacado a gravidade do quadro, afirmaram que o Papa não corre risco iminente de vida. “O Papa está fora de perigo? Não. É uma infecção importante, com tantos microrganismos, em um senhor de 88 anos”, explicou o Dr. Sergio Alfieri, um dos médicos que o acompanha. No entanto, ele garantiu que o estado do pontífice segue monitorado de perto e que ele deve permanecer internado por pelo menos mais uma semana para continuar os tratamentos.
Em sua mensagem, o Papa também expressou gratidão pelo apoio e pelas orações recebidas de fiéis ao redor do mundo, continuando com sua rotina de espiritualidade, apesar da internamento, e reforçando a importância do repouso para sua recuperação. O pontífice, conhecido por sua energia e proximidade com o povo, segue sendo uma figura de grande fé e esperança em tempos de dificuldades.
A comunidade católica mundial segue acompanhando com atenção a recuperação do Papa Francisco, cuja saúde continua sendo um ponto de oração para muitos, enquanto ele demonstra, por meio de suas palavras e atitudes, uma força serena para enfrentar os desafios de sua recuperação.
Leia também | Papa Francisco tem noite tranquila, diz comunicado do Vaticano
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<